Google troca as passwords por outro sistema! Preparado?

Todos estamos habituados à utilização de palavras-passe para os mais variados fins. Aceder ao correio eletrónico, aos vários serviços disponíveis na Internet e muito mais. No entanto isto vai mudar. Assim a Google troca as passwords por chaves de acesso que tornam tudo muito mais prático.

Google troca as passwords por outro sistema! Preparado?

A Google anunciou que começou a disponibilizar o suporte de chaves de acesso para todas as contas Google, num esforço para as proteger ainda mais da reutilização de palavras-passe, phishing e roubo por hackers.

Depois de as configurar na sua sua conta Google, já não precisará de introduzir a sua palavra-passe ou utilizar a verificação de dois passos quando iniciar sessão no Gmail, Google Drive, Google Docs e noutros produtos do gigante das pesquisas, de acordo com o site BleepingComputer.

Numa publicação onde anuncia o lançamento, os gestores de produtos da Google, Christiaan Brand e Sriram Karra, explicaram que a alteração “significa que os utilizadores podem agora tirar partido das chaves de acesso nos Serviços Google para uma experiência de início de sessão sem palavra-passe”.

Password

Ao contrário das palavras-passe que tem de memorizar ou guardar nos gestores de palavras-passe, as chaves de acesso ligam-se ao computador, tablet, smartphone ou outros dispositivos depois de chegarem à sua conta Google. Permitem-lhe aceder à sua conta desbloqueando o seu dispositivo com um PIN ou dados biométricos, como a sua impressão digital ou reconhecimento facial.

O que torna as chaves de acesso melhores do que as palavras-passe?

O melhor das chaves é que cada uma é uma chave digital única. Assim não se pode reutilizar. Isto pode fazer uma enorme diferença quando se trata de combater ataques de phishing. Da mesma forma, uma vez que são armazenadas num formato encriptado nos seus dispositivos e não nos servidores de uma empresa, também não podem ser reveladas online na sequência de uma violação de dados.

Ao utilizar a autenticação biométrica, PINs ou padrões para iniciar sessão, também não precisa de criar palavras-passe fortes e complexas nem de se lembrar delas. As chaves de acesso dependem de uma chave pública e de uma chave privada para funcionarem. Enquanto a chave pública é armazenada nos servidores de uma empresa, a chave privada permanece nos seus dispositivos e não pode ser facilmente roubada.

Google troca as passwords

Quando inicia sessão utilizando uma chave de acesso em vez de uma palavra-passe, a única informação partilhada com a Google é a chave pública. Isto juntamente com a assinatura utilizada para verificar a sua chave privada. Felizmente, nenhuma delas contém qualquer informação biométrica sua.

Se perder o dispositivo que contém as suas chaves de acesso, não se preocupe. São guardadas e sincronizadas na nuvem. Para as recuperar, só tem de fornecer o PIN do ecrã de bloqueio, a palavra-passe ou o padrão do seu smartphone antigo.

Como configurar chaves de acesso para a sua conta Google

De momento, a Google oferece suporte para chaves de acesso como uma opção de início de sessão na sua conta Google. No entanto, uma vez que a transição para a utilização exclusiva de chaves de acesso irá demorar algum tempo, as palavras-passe e a verificação em dois passos continuarão a funcionar para as Contas Google.

As chaves de acesso já estão disponíveis e, se quiser experimentá-las, pode fazê-lo aqui. No entanto, ainda não terá a opção de as utilizar com a sua conta profissional. Isto porque ainda não são suportadas pelas contas do Google Workspace.

Agora que a Google, a Microsoft, a Apple e muitos outros gigantes da tecnologia já adotaram totalmente as chaves de acesso e começaram a oferecer suporte para as mesmas, poderemos assistir ao desaparecimento quase total das palavras-passe nos próximos anos.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também