Ao que tudo indica, o próximo grande passo das gigantes da indústria está no desenvolvimento e produção de processadores de nova geração, pensados para as suas próprias necessidades.
É isto que a Apple anda a fazer há vários anos, é isso que a Samsung tentou fazer com a gama Exynos, e deverá voltar a tentar agora que tem uma equipa renovada, e linhas de produção afinadas, é também isso que a Google anda a fazer com a Samsung, e pelos vistos, é algo que está agora em cima da mesa para a gigante Microsoft.
Cada vez mais fica a ideia que é preciso ter uma plataforma própria, para se ter sucesso no mercado.
Microsoft quer processadores próprios para o Windows 12
Portanto, a Microsoft está agora a contratar em massa, para criar uma equipa focada apenas e só no desenvolvimento de processadores (SoC) Arm para o Windows 12. Na verdade, esta equipa já existe e já desenvolve chips para vários produtos dentro dos ecossistemas Azure, Xbox, Surface e HoloLens, mas, ao que tudo indica, esta nova aposta está um nível acima, naquilo que é uma Microsoft pronta a apostar tudo o que tem numa plataforma própria, capaz de dar vida a todos os produtos do seu ecossistema em geral.
É exatamente isto que a Apple anda a fazer com grande sucesso, e é muito provavelmente a tendência do mundo da tecnologia.
Aliás, a Microsoft já tem no seu Surface Pro 9 a prova de que em teoria, a coisa resulta. Afinal, este aparelho é baseado no Microsoft SQ3 desenvolvido em parceria com a Qualcomm. Porém, isto também levanta algumas questões… Será que a Microsoft quer mesmo desenhar de raiz os seus chips? Ou isto significa apenas uma aproximação à Qualcomm, para o desenvolvimento e produção de produtos mais focados para aquilo que a Microsoft quer fazer?
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Será que uma Microsoft mais focada no Arm significa um início do fim para a AMD e Intel, na parte dos processadores x86? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!