Alerta: nunca deve desinfetar estas coisas em casa!

Todos queremos manter a nossa casa livre de germes quando se trata de limpar todas as divisões. No entanto, embora pareça higiénico pulverizar ou limpar todas as superfícies ou objetos, há certas coisas que nunca deve desinfetar em casa. Tenha mesmo muita atenção!

Alerta: nunca deve desinfetar estas coisas em casa!

Não é de surpreender que, desde a pandemia, as pessoas sintam uma maior necessidade de desinfetar as coisas em casa. Ao contrário da limpeza normal, os produtos desinfetantes têm como objetivo matar todos os micro-organismos, vírus e bactérias que vivem numa superfície.

O problema é que estes produtos químicos agressivos não são adequados para limpar todas as superfícies e objetos. De facto, se desinfetar qualquer um destes produtos, poderá provavelmente fazer mais mal do que bem.

Por isso, se quiser evitar potenciais problemas, aqui estão 7 coisas que nunca deve desinfetar em casa – e vai ficar surpreendido.

Bancada de cozinha em mármore ou naturais

É comum desinfetarmos a nossa cozinha diariamente, mas nunca utilize um produto desinfetante em bancadas de pedra ou naturais.

As superfícies de pedra, como o granito e o mármore, são porosas, o que significa que os desinfetantes agressivos podem riscar a superfície ou deixar manchas permanentes desagradáveis. Para além disso o desinfetante também remove o selo protetor que cobre o material de pedra. De facto, o mesmo aplica-se a qualquer superfície com um selante.

Se quiser evitar danos pode usar água e detergente da loiça ou investir num produto de limpeza específico. Isto pode poupar-lhe muito mais dinheiro a longo prazo!

Superfícies de madeira

Da mesma forma, evite utilizar desinfetante em superfícies de madeira tratadas e não tratadas, pisos de madeira, mobiliário ou quaisquer outros objetos de madeira.

Se for utilizado para limpar superfícies não tratadas, por exemplo, a madeira absorverá o líquido, deixando para trás manchas inestéticas. E se for utilizado em superfícies de madeira tratada, pode literalmente remover o acabamento brilhante e protetor da madeira, deixando-as expostas a danos.

Brinquedos

Os brinquedos das crianças estão sujeitos a ficarem sujos ou pegajosos, no entanto, evite limpá-los com desinfetantes agressivos. Estes produtos químicos podem ser potencialmente nocivos se ingeridos – o que é arriscado para as crianças pequenas que põem os brinquedos diretamente na boca!

Se quiser que os brinquedos fiquem livres de germes e imaculados, opte por uma solução de água morna e sabão.

Pode submergir os brinquedos de plástico na água ou limpá-los com um pano de microfibras húmido. Certifique-se apenas de que os enxagua bem com água limpa antes de os deixar secar ao ar.

Óculos

Se os seus óculos estão sujos ou têm impressões digitais desagradáveis nas lentes, pode sentir-se tentado a pulverizar um pouco de desinfetante. No entanto, há uma razão pela qual somos avisados para manter o desinfetante longe dos nossos olhos!

desinfetar em casa

Quando voltar a colocar os óculos, os resíduos químicos podem causar uma reação e afetar os seus olhos. A melhor forma de limpar os seus óculos e de os deixar livres de germes é lavá-los suavemente com algumas gotas de detergente da loiça e água, antes de os secar com um pano macio.

Pele

Quer esteja a limpar um sofá de de pele ou o assento de um carro, evite usar sprays ou toalhitas desinfetantes. Isto deve-se principalmente ao facto de esses produtos conterem um elevado teor de álcool, que absorve a humidade da pele. Como resultado, isto vai fazer com que perca o seu brilho natural, dando-lhe um aspeto ressequido e sem brilho.

Existem algumas formas de limpar a pele sem a danificar. Pode limpar os artigos com uma solução com uma parte de água e algumas gotas de detergente da loiça, ou criar uma mistura de 50/50 de água destilada e vinagre branco.

Lembre-se de diluir sempre o vinagre com água, uma vez que o vinagre por si só pode ser demasiado ácido para a pele, danificando-a. Mergulhe uma esponja ou um pano na solução de limpeza antes de a limpar completamente.

Jóias

Se utiliza joias regularmente, pode querer desinfetá-las para as manter livres de suor, óleos ou outros resíduos corporais. No entanto, os sprays ou toalhetes desinfetantes contêm químicos agressivos que podem danificar metais delicados e pedras preciosas.

desinfetar em casa

A melhor maneira de limpar as joias é simplesmente encher uma tigela ou prato com água morna e adicionar algumas gotas de detergente suave. Mergulhe as joias na mistura durante alguns minutos para permitir que a solução com sabão remova qualquer sujidade antes de as polir suavemente com uma escova de dentes ou uma escova macia. Depois de limpas, seque as joias com um pano macio que não largue pelos e deixe-as secar completamente ao ar antes de as usar ou guardar.

Tenha atenção a quaisquer pedras preciosas soltas ou sinais de danos nas joias antes de as limpar. Em caso de dúvida, é sempre melhor levá-las a um serviço profissional de limpeza.

Corpo

Embora os desinfetantes para as mãos sejam a melhor defesa contra bactérias e vírus, evite usar toalhetes ou sprays antibacterianos na sua pele. Estes produtos contêm até 95% de álcool, que pode irritar a pele sensível.

desinfetar em casa

De um modo geral, os especialistas sugerem que se limite a usar água e sabão, lembrando-se de lavar as mãos durante pelo menos 20 segundos. De facto, isto é mais eficaz do que os desinfetantes para as mãos na remoção de certos tipos de germes. No entanto, quando a lavagem não é uma opção, pode utilizar um desinfetante para as mãos com moderação.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também