Desligar e ligar um aparelho: porque temos de esperar?

É uma recomendação que ouvimos vezes sem conta. Quando desligamos e voltamos a ligar logo a seguir um equipamento temos de aguardar um pouco. Na maioria dos casos falam-nos de cerca de dez dez segundos especialmente quando se trata de um router ou então de uma box ou qualquer outro dispositivo semelhante. Mas será isto verdade? Temos de esperar na altura de desligar e voltar a ligar um aparelho?

Desligar e ligar um aparelho: porque temos de esperar?

Quando temos algum problema nos equipamentos que temos em casa e contactamos o operador é um conselho recorrente que temos de esperar cerca de 10 segundos entre o processo de desligar e ligar o equipamento.

O router ou a box de TV são na realidade minicomputadores. Dentro da caixa de plástico está um processador, memória e armazenamento local. A isto junta-se um sistema operativo. E como acontece com qualquer computador, as coisas podem correr mal de vez em quando. Nessa altura reiniciar pode mesmo ser boa ideia. Limpa toda a memória e processos em execução garantindo um arranque e um funcionamento mais eficaz quando a voltarmos a ligar.

Precisamos mesmo de esperar?

Já percebemos que desligar e ligar pode ajudar. Mas qual a razão para termos de esperar cerca de 10 segundos? Bem, não são necessariamente 10. Assim até pode ser um pouco menos. Ainda assim é um valor de referência para dar tempo para tudo.

Já deve ter reparado que muitas vezes quando desligamos um equipamento da corrente, a luz indicadora de energia continua acesa. Isto durante alguns segundos. A razão para isto acontecer deve-se ao facto de que os dispositivos eletrónicos utilizam condensadores que são basicamente baterias minúsculas.

Não armazenam muita energia, mas às vezes podem ter o suficiente para manter um chip de memória a funcionar durante alguns segundos. Esperar 10 segundos garante que cada condensador está completamente drenado, e assim cada parte da memória é limpa. Isto garante que todas as definições são realmente reiniciadas, incluindo qualquer coisa que possa ter causado o problema em primeiro lugar.

erro com o router, reiniciar o router wi-fi

Assim a conclusão é que se o assistente nos diz para esperarmos alguns segundos antes de voltarmos a ligar o nosso equipamento, faça mesmo isso. É que é a diferença para uma app voltar a funcionar com sucesso ou não.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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