A AMD chegou a estar tentada em lançar a sua nova arquitetura (Zen 5) ainda em 2023. Mas não, o mercado está em cacos, com uma procura super baixa, e como tal, as fabricantes vão tentar focar-se naquilo que têm nas prateleiras, sem complicações.
Isto é bom, ou mau? Nem uma coisa nem é outra.
Isto apenas significa que a AMD apenas vai lançar novos processadores, baseados na arquitetura Zen 5, no final de 2024, ou mais tardar, início de 2025. Por isso, se quer atualizar o seu PC, ou comprar uma máquina completamente nova, tem um longo ciclo de vida pela frente.
Ryzen 8000 só chegam ao mercado no final de 2024
Portanto, segundo o DigiTimes, devido à lentidão da recuperação do mercado, e também derivado ao facto de a Apple ter o domínio do processo de 3nm da TSMC, a AMD só vai apostar na sua nova geração de processadores no final de 2024 e início de 2025.
Aliás, caso o processo da TSMC ainda esteja limitado em termos de produção (que por enquanto ainda está), e for demasiado caro, existem planos de contingência para a utilização de um misto de 4nm com 6nm. Quanto a datas, os planos atuais são para o lançamento dos Ryzen 8000 no final do próximo ano, com os primeiros processadores Threadripper a chegar no início de 2025.
Ambos em grandes quantidades, porque… Bem… A AMD tem tempo mais do que o suficiente para se preparar.
Quanto ao aumento de performance, ainda é cedo para saber, especialmente porque ainda não sabemos que processos irão servir de base para toda a arquitetura. Mas diria que algo entre os 10~15% não deverá ser muito complicado. Isto mesmo com o uso do processo de 4nm para os CCDs, e 6nm para os restantes componentes. (A AMD nunca usa o mesmo processo para tudo).
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!