Como disse na semana passada, a queda de preços que vimos no Gasóleo e Gasolina, seria apenas o início de uma tendência que deverá durar algumas semanas. Sendo exatamente por isso que no dia 1 de Maio (Segunda-Feira), vamos ver quedas em ambos os combustíveis, a rondar os 3 e 4 cêntimos por litro.
Porém, é preciso ter em conta que o governo vai voltar a mexer nos impostos.
Não meta combustível! Vai tudo descer na segunda
Portanto, a jogada dos grandes produtos de petróleo à escala mundial acabou por não resultar num aumento sustentado do preço do barril nos mercados Internacionais. Afinal, depois de algum medo, e aumentos, as coisas voltaram à tendência de descida, com o barril a valer agora cerca de 78$.
Isto significa que existe espaço para voltar a descer os preços dos combustíveis de referência em solo Nacional. Com o litro de Gasóleo a descer 4 cêntimos, para os 1.427€ por litro, isto enquanto a Gasolina, ainda muito mais cara relativamente ao Diesel, a descer para os 1.634€ por litro.
Mais uma vez, temos de salientar que estes são preços médios. Por isso, vai encontrar preços mais apelativos em postos low-cost, enquanto vai também encontrar preços superiores em postos premium. Também é boa ideia pesquisar como estão as coisas na sua zona de residência, porque isso também conta para o preço dos combustíveis.
Quedas interessantes? Sem dúvida. Porém, estas quedas podem ser anuladas pelos impostos.
A “ajuda” do governo, que anda a limitar o aumento de vários impostos relacionados com o consumo de combustível fóssil termina no fim do mês de Abril, como tal, é possível, e até provável, que exista um novo acerto. Ou seja, os descontos vão ser prolongados, mas muito provavelmente numa quantia mais pequena.
Por isso, é possível, e até provável, que estas quedas “sejam comidas” pela subida do ISP e Imposto sobre o Carbono. Vamos ter de esperar para ver.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!