Muitos portugueses já preencheram e entregaram a declaração do IRS. Um processo que no geral decorreu bem. No entanto nem tudo está a correr da melhor forma e de facto há uma má notícia para quem está à espera do reembolso do IRS.
Está à espera do reembolso do IRS? Há uma má notícia!
Existe uma forma de verificar se ele já está a caminho ou não, mas já lá iremos. O que é realmente importante é que se está a verificar um atraso considerável no pagamento do reembolso. Como referiu o jornal Correio da Manhã, as declarações de rendimentos estão a ficar mais dias no estado de declaração certa do que acontecia no ano passado. E estes “mais dias” podem ser em alguns casos mais de duas semanas.
De facto, o mesmo jornal refere que há pessoas que preencheram o IRS no primeiro dia do mês de abril e ainda não houve qualquer alteração ao estado.
Entretanto este atraso não se está a verificar nas declarações automáticas mas sim naquelas que têm necessidade de intervenção manual. Quer porque o contribuinte se tinha esquecido de validar algumas faturas ou porque teve de fazer alguns ajustes.
Há uma app que pode revelar mais pormenores
Há uma forma de se saber se ele está a caminho ou não. Curiosamente esta forma consiste numa app oficial das finanças que existe tanto para iPhone como para smartphones Android e funciona realmente bem. A aplicação é muito intuitiva e foi mesmo desenvolvida para isto. Assim chama-se Situação Fiscal – Pagamento e com ela vai saber como está a situação dos reembolsos.
Mas esta app não permite apenas verificar a situação do reembolso do IRS. De facto pode também pagar impostos desta forma e consultar os seus dados.
Depois de instalar a app e para verificar o estado do seu reembolso só tem de verificar a secção situação fiscal, pagamentos.
Claro que para ter acesso a isto e tal como faria no portal das finanças tem de colocar o seu número de identificação fiscal e também a palavra-passe de acesso ao portal das funções.
Para Android está disponível aqui. Já para iPhone pode encontrar na App Store.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!