(Ensaio) Polestar 2 Single-Motor. Incrível para o dia-a-dia!

(Ensaio) Polestar 2: Se porventura está atento ao mundo automóvel, já deve ter reparado no grande esforço de marketing da Polestar no mercado Português. Mas faz ideia de que marca é esta? É algo completamente novo? É uma submarca?

Pois bem, já tivemos a oportunidade de testar algumas versões do Polestar 2, e como tal, temos muita coisinhas para falar!

(Ensaios) Polestar 2 Single-Motor. Incrível para o dia-a-dia

Portanto, antes de falar do carro, faz todo o sentido falar um pouco sobre a Polestar. Afinal de contas, que fabricante automóvel é esta? O que traz de novo?

Pois bem, apesar do facto de a Volvo se querer separar da Polestar, a verdade é que esta é uma submarca focada em automóveis elétricos, debaixo da bandeira da empresa mãe da Volvo, a Geely. Sendo muito fácil encontrar várias similaridades entre os Volvos mais modernos, e o cada vez mais popular Polestar 2.

A filosofia de design é muito similar, os interiores também, e até os faróis são exatamente os mesmos. Curiosamente, nas versões menos poderosas do Polestar 2, até a condução é muito similar, o que diga-se de passagem, é um ponto positivo.

No fundo, o Polestar 2 é um Volvo mais focado em ser moderno, e em ser ‘edgy’, e por isso mesmo, acreditamos ter espaço no novo mundo do automóvel elétrico.

Polestar 2: Um carro a sério? Ou mais do mesmo?

É inegável que o mundo automóvel está a passar por uma fase de revolução, com todas, ou pelo menos quase todas as fabricantes de referência, a optarem pela cada vez mais popular eletrificação da sua frota automóvel.

Sendo exatamente aqui que a Polestar se encaixa, ao não querer ser mais do mesmo! Ou seja, ao tentar (e até agora a conseguir) oferecer uma experiência realmente mais ‘premium’, num carro que dá nas vistas graças a um design diferente, e claro, a um preço significativamente mais baixo relativamente aquilo que a concorrência oferece.

Vale a pena? Achamos que sim.

O carro

O Polestar 2 é interessante, porque é um hatchback de 4 portas com um tamanho mais próprio de um sedan. Isto ao mesmo tempo que também apresenta uma altura mais própria de um crossover. É um carro estranho, mas é também um carro apelativo, sendo exatamente por isso que puxa todo e qualquer olhar, por onde quer que passe. Muitos foram os curiosos que pediram para entrar no carro, e dar uma voltinha!

É também um carro que tenta ser menos complexo que vários rivais, mas nunca pela falta de tecnologia. O Polestar vem munido de tech até à ponta dos cabelos, no entanto, tudo acontece de forma simples para o condutor. Mesmo nesta versão single-motor, é um carro ágil, e veloz quando tem de o ser.

Então e a potência, e a condução? Como é conduzir um Polestar mais básico?

Como deve saber, tivemos a oportunidade de testar o Polestar 2 equipado com 2 motores, num pacote capaz de oferecer 402 cavalos de potência, e uma autonomia a rondar os 410 quilómetros, algures em Agosto de 2022.

Agora temos a versão menos poderosa, com apenas um motor

Bem como uma outra versão menos poderosa, com 272 cavalos de potência, e uma autonomia a rondar os 450~500 quilómetros com uma única carga. Esta autonomia parece baixa? Não é! O que está no ecrã do automóvel, é aquilo que o veículo lhe vai oferecer, mesmo que abuse um bocadinho do acelerador. Algo que, infelizmente, nem sempre é verdade no mundo dos automóveis elétricos.

A potência parece pouca, tendo em conta o peso do automóvel? Bem, também não é! Sim, o Polestar 2 pesa mais de 2 toneladas, por isso, 272cv pode parecer pouco. Porém, não deixa de ser um automóvel puramente elétrico, e como tal, temos sempre 490nm de binário ao nosso dispor, naquilo que é um carro capaz de se safar de qualquer situação.

Bateria e Carregamento

Como disse em cima, apesar de parecer pouco, 400~500 quilómetros de autonomia, vindos de uma bateria de 69kW, já é um número extremamente interessante para a realidade do mercado elétrico.

No meu caso, senti-me perfeitamente confortável em ir 3 vezes a Lisboa (vivo em Salvaterra de Magos, o que dá mais ou menos 120kms a ir e voltar), sem nunca ligar o carro a um carregador público. Ver a bateria a vermelho, porque está abaixo dos 20%, não mete medo! Aliás, aqui até temos a ajuda do Google Maps, que está sempre a calcular a percentagem de bateria que irá ter restante, quando chegar ao seu destino.

Dito isto, similarmente ao XC40, temos carregamento rápido até 150kWh, o que em teoria, oferece uma carga completa em menos de uma hora. (Mas boa sorte a encontrar um ponto de carregamento em condições, capaz dessa potência, em Portugal.)

Interior e Espaço Disponível

O interior do Polestar 2 é extremamente interessante, e na minha opinião, uma lufada de ar fresco. Não temos a mesma exata qualidade que podemos encontrar em gamas mais Premium, mas na verdade, também não necessitamos dela, porque não é esse o objetivo da marca.

Ao olhar, é diferente de quase tudo, mas ao mesmo tempo, também não é estranho, para quem está habituado ao novo mundo dos carros elétricos.

Afinal, dependendo do acabamento que escolher, encontra madeira, tecido com detalhes, bem como uma mistura de plásticos rijos e moles, naquilo que é um interior bem conseguido, e confortável. Como é óbvio, graças à aposta da Volvo… Oops, da Polestar, na sustentabilidade, não há pele/cabedal para ninguém, mas pode optar por pele vegan.

O único defeito que tenho a apontar no interior, é mesmo a necessidade de ter interagir com controlos touch, em vez de mexer em botões físicos para sistemas essenciais para a condução do dia-a-dia, como é o caso do Ar Condicionado.

Quanto ao espaço disponível, não é de todo um problema, com vários espaços para arrumação na frente, e uma bagageira bastante generosa atrás.

Segurança

Neste cada vez mais importante campo, temos acesso a tudo o que poderia imaginar e desejar.

Temos travagem automática à frente e atrás, com identificação de peões, monitorização de pontos cegos, cruise control adaptativo, e também temos identificação das linhas, para manter o automóvel sempre no centro da faixa de rodagem.

Além de tudo isto, também temos resultados muito bons nos testes de segurança mais importantes do mercado. Neste campo, é um autêntico Volvo!

Conclusão

Adorei o Polestar 2! É um carro simples, que cumpre bem a sua missão de oferecer segurança e qualidade na prática da condução. Não complica com gimmicks,o que é cada vez mais agradável de ver neste mercado tão… Estranho.

É também um carro bonito, e possante, mas talvez mais importante que isso, diferente de tudo o resto.

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Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

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