O Código da Estrada, e todos os Sinais de Trânsito que por lá se encontram, não são algo estático. Vão-se modificando, e por isso também vão aparecendo novos sinais, consoante a forma como a prática da condução, e o controlo da mesma, vai mudando ao longo dos anos.
Pois bem, caso não saiba, existe um novo sinal de trânsito (H42), que indica a presença de um novo tipo de radar, o de velocidade média. Já o conhece? Sabe como funciona? Leia as linhas em baixo.
Atenção! Radares de Velocidade Média chegaram e têm sinal próprio
Portanto, nos tempos que correm, se estiver a conduzir, e souber que existe um radar na zona, vai obviamente ter mais cuidado naquela zona, que normalmente é composta por algumas centenas de metros. Pois bem, os radares de velocidade média funcionam de forma diferente.
Ou seja, ao contrário dos radares convencionais, estes não servem para registar a velocidade instantânea dos veículos em circulação naquele ponto. Em vez disso, registam a hora de passagem e matrícula do veículo em dois pontos diferentes! Vamos chamar estes dois pontos de Ponto A e Ponto B. Com esta informação, é possível perceber a velocidade média entre estes dois pontos (A e B), que podem estar separados por uma distância qualquer predefinida pelo órgão responsável pela sua instalação. Em suma, se esta velocidade média for superior à velocidade permitida por lei… Já sabe… É multinha em casa! (Multa entre os 60€ e os 2.500€)
Dito isto, por enquanto, vão existir 10 radares de velocidade média, porém, a localização não é fixa. Pode ser alternada em 20 locais já definidos. Onde?
- Aveiro – A41;
- Beja – En206 e IC1;
- Castelo Branco – IC8;
- Coimbra – A1 e EN109;
- Évora – A6 e IP2;
- Faro – EN398;
- Lisboa – A9, EN10, EN6-7 e IC19;
- Porto – A3.
- Santarém – A1;
- Setúbal – EN10, EN378, EN4, EN5 e IC1.
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