ASUS quer lançar duas consolas. Isto é um erro!

Como deve saber, a ASUS está prestes a lançar a sua primeira consola, a ROG Ally, que deverá servir de rival à Steam Deck da Valve. Uma consola muito mais poderosa face aquilo que a Valve tem para oferecer, e pelos vistos, com muita mais tecnologia pensada para os entusiastas.

No entanto, enquanto a Valve disponibiliza 3 versões da sua Steam Deck, onde apenas muda o armazenamento, e alguns detalhes exteriores. A ASUS está a pensar lançar duas versões da sua consola, com níveis de performance diferentes. Isto, para mim, é um erro crasso!

ASUS quer lançar duas consolas. Isto é um erro!

ally, asus, rog

Portanto, eu sou da opinião de que, quando uma marca está a entrar num mercado completamente novo, deve fazer uma aposta forte, mas mais importante que isso, simples.

Os consumidores não querem confusões, não querem 300 versões diferentes por onde escolher. Querem um nome, querem um produto, e querem tirar partido desse mesmo produto.

Sim, é verdade que a Valve teve sucesso, mesmo com alguma complicação no lançamento das três versões da Steam Deck, mas, na verdade, o que realmente muda é a quantidade de armazenamento, e mesmo assim, é possível mudar o SSD da consola, em casa, sem grandes dificuldades.

Já no lado da ASUS, a ROG Ally vai ter versões diferentes, com processadores diferentes. Ou seja, enquanto o nível de performance em jogo é exatamente o mesmo em todas as Steam Deck, na consola da ASUS a coisa já não vai ser bem assim.

ASUS ROG Ally vai ter versões com SoC Ryzen Z1 e Ryzen Z1 Extreme. O que muda?

Pois bem, ambos os processadores contam com as mesmas exatas arquiteturas (Zen 4 e RDNA 3), porém, com especificações diferentes.

Ou seja, enquanto o Ryzen Z1 Extreme tem 8 núcleos (16 threads) no CPU, e 12 Unidades de Computação no lado do GPU, o Ryzen Z1 ‘Base’ conta com 6 núcleos (12 Threads) no CPU, e 4 Unidades de Computação no GPU RDNA 3. Uma diferença gigantesca, especialmente no lado do GPU. (256 vs 768 processadores Stream!)

Além disto, temos também diferenças nas frequências, com o Ryzen Z1 a chegar aos 3.2GHz (Base) e 4.9GHz (Boost), isto enquanto o Ryzen Z1 Extreme vai aos 3.3GHz (Base) e 5.1GHz (Boost).

Ainda não fazemos ideias se estas duas versões vão ser lançadas globalmente, ou se a versão menos poderosa está a ser pensada para regiões mais focadas no Cloud Gaming. Também ainda não fazemos ideia de preços, nem de datas de lançamento. Mas… Duas versões, tão diferentes no campo da performance, se forem lançadas em todos os mercados, é um claro tiro no pé.

Fonte

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também