Combustíveis Sintéticos: Elétricos não são a única solução!

A Revolução Elétrica está a ganhar cada vez mais força na Europa, até em Portugal já é possível perceber que temos cada vez mais automóveis híbridos, ou 100% elétricos em circulação. Aliás, a rede de carregamentos nunca esteve tão sobrecarregada como agora, tal é o número de carros elétricos, relativamente aos postos de carregamento disponíveis (e em condições!).

Mas, mesmo assim, apesar de toda a evolução e aposta elétrica, o grande problema desta revolução continua a ser o mesmo… A grande maioria dos condutores Portugueses não tem dinheiro para comprar um carro novo! Especialmente um carro novo elétrico, que ainda são alguns milhares de euros mais caros, preferindo quase sempre os automóveis usados.

Dito isto, os carros elétricos usados ainda são raros, caros, e pior que tudo isto, assustam um pouco os consumidores, devido às muitas questões relativamente ao uso do veículo por parte do anterior dono, mais concretamente na parte da bateria.

Muito resumidamente, numa altura em que a grande maioria dos automóveis comercializados, sejam estes novos ou usados, ainda são equipados com motores a combustão, vai ser muito complicado retirar todos os veículos deste tipo, para equipar todos os condutores com carros elétricos. Mas, a verdade é que essa não tem de ser a solução. Já ouviu falar dos Combustíveis Sintéticos?

Combustíveis Sintéticos: Os Carros Elétricos não são solução única

Portanto, numa altura em que a União Europeia já proibiu a venda de novos carros a combustão a partir de 2035, e algumas fabricantes até apontam para datas ainda mais ambiciosas como é o ano de 2030, é preciso começar a ter em conta que o “fim” para este tipo de automóvel está mesmo próximo.

Mas isto é algo que levanta algumas questões muito importantes… Afinal, por se deixarem de vender, nada disto significa que os automóveis deixem de estar em circulação. Tendo isto em conta, se queremos mesmo poupar o ambiente, talvez seja boa ideia olhar para os combustíveis sintéticos. Sabe o que é isto?

Antes de mais nada, é preciso ter em conta que com o fim da venda de automóveis a combustão, e transição para os carros elétricos, vamos obviamente continuar a ver muitos e bons carros a combustão, durante décadas, nas estradas. Porém, com menos procura, vamos também ver menos investimento das empresas focadas na energia, e provavelmente até vamos ver o fecho de vários postos de abastecimento de combustível.

Sendo aqui que o Combustível Sintético ganha força!

Estamos a falar de um tipo de combustível sustentável capaz de manter os velhos automóveis em circulação. Isto ao mesmo tempo que serve de solução para os veículos mais recentes, e mais eficientes, que forem vendidos até 2035.

É também uma solução muito mais amiga do ambiente, ao não ser necessária a extração de componentes críticos como é o Petróleo, ao mesmo tempo que também emite menos gases poluentes.

Curiosamente, caso não saiba, é algo que vai fazer parte do mundo das corridas, com a Fórmula 1 a apostar forte e feio neste tipo de combustível, para as novas regras que deverão ser aplicadas a partir de 2026. A Porsche também garante que o seu combustível sintético é perfeito para o futuro, não existindo emissões poluentes.

Porém, apesar de todo o seu potencial… Existem muitas dúvidas!

Primeiro, a sua produção é complexa, e por isso, é difícil, e caro, produzir combustível em grandes quantidades.

Tudo isto porque a sua produção se baseia num processo de separação de hidrogénio do oxigénio através de eletrólise da água. Posteriormente, temos a combinação com dióxido de carbono (CO2) capturado da atmosfera. Parece estranho, mas o produto final tem muitas propriedades similares aos atuais combustíveis que metemos nos nossos automóveis.

Qual é a dificuldade principal? Além do hidrogénio, a captura de CO2 é ainda muito cara, e complexa. Além disso, apesar das garantia de algumas fabricantes, ainda não existem certezas quanto às emissões.

Qual seria o preço por litro deste tipo de combustível?

Muito provavelmente, preços significativamente superiores comparativamente à Gasolina e Gasóleo.

Possivelmente até 3€ ou mais por litro, se tivermos em conta os potências impostos em cima deste novo combustível. (Sim, apesar de ser um combustível mais amigo do ambiente. Pode ter a certeza que vai ter taxas e taxinhas em cima de todos os litros que meter no depósito do seu automóvel. Afinal, se os carregamentos dos carros elétricos têm muitos e bons impostos, este combustível também vão ter.)

Em suma, se é (muito) mais caro, pode continuar poluente, e ainda não sabemos que quantidades podem ser produzidas pela indústria… Acha que vai ter alguma utilidade? Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

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Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

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