ASUS ROG Ally prestes a chegar com o APU Ryzen 7840U

Quando a ASUS decidiu anunciar a sua consola portátil rival à Steam Deck no dia 1 de Abril, muitos pensaram que era apenas uma brincadeira. Aliás, mesmo que fosse verdade, muitos pensaram que o produto apenas chegaria ao mercado lá para 2024.

Bem… Estavam errados! A ROG Ally é uma grande aposta da ASUS para 2023, e ao que tudo indica, está mesmo prestes a chegar às prateleiras.

Claro que ainda não fazemos ideia dos preços, nem de muitas das especificações técnicas. Mas já sabemos que a consola vai ser baseada num APU Ryzen 7840U, ou num chip muito parecido a este. O que claro está, significa acesso às mais recentes arquiteturas da AMD (Zen 4 e RDNA3), e por isso mesmo, um nível de performance pura e simplesmente incrível.

ASUS ROG Ally prestes a chegar com o APU Ryzen 7840U

ally, asus, rog

Portanto, caso esteja distraído, a consola ASUS ROG Ally já apareceu em vários sites de certificação, com dois modelos (RC71L e RC71X). O que poderá significar versões diferentes no campo do armazenamento, ou pura e simplesmente cores diferentes.

Isto também pode significar especificações diferentes no campo do processamento (CPU/GPU), mas isso espero muito honestamente que não aconteça, porque a ASUS precisa de apostar de forma simples, e agressiva neste mercado. O que claro está, além de um único modelo poderoso, significa também um preço agressivo.

O que é um preço agressivo neste mercado? Bem, em Portugal, a Steam Deck começa nos 419€ na sua versão com 64GB (eMMC) e vai até aos 679€ na sua versão com mais armazenamento (512GB) e melhores acabamentos. Também já tivemos descontos de 10% feitos pela própria Valve, em todas as versões da consola. Por isso, a ASUS não pode, nem deve, lançar uma versão mais cara que a Steam Deck com 512GB. Se isso vai acontecer? Bem… Quem sabe.

Por enquanto, o que tem chegado a público é a implementação ou adaptação do APU Ryzen 7840U com 8 núcleos Zen 4 (16 Threads) e um GPU 780M RDNA 3 com 12 unidades de computação. Um processador que deverá significar níveis de performance significativamente mais altos face à Steam Deck da Valve. (O que também pode significar preços mais altos. Afinal, é um chip muito mais avançado, e mais caro. Esperemos é que não sejam valores muito mais altos.)

Quanto ao lançamento, visto que a consola já está certificada, é muito provável que chegue em breve. Diria nas próximas semanas. Vale ainda a pena salientar que o lançamento vai ser Global!

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também