Da forma como o tempo passa nem parece mas a verdade é que o Android 13 já chegou há cerca de oito meses apesar de ainda estar em muito poucos smartphones. De facto, só está instalado em 12% dos dispositivos. Embora seja de esperar, isto significa que há muito mais pessoas com versões anteriores instaladas. Isto de acordo com as últimas estatísticas de distribuição do Google, disponibilizadas trimestralmente através da ferramenta de desenvolvimento Android Studio.
Android 13 está em muito poucos smartphones! Porquê?
No entanto, uma taxa de instalação de 12% não é necessariamente tão má como parece. É que a última vez que as estatísticas foram atualizadas foi em Janeiro deste ano. Assim isto explica os números. Até porque desde então, as instalações do Android 13 mais do que duplicaram. Ainda assim, cerca de 16% dos dispositivos têm o Android 12 instalado, e quase 24% têm o Android 11 como sistema operativo. Em comparação, apenas cerca de 5% dos aparelhos tinham o Android 13 no início do ano.
É interessante notar que quando o Android 12 foi incluído pela primeira vez nas estatísticas de distribuição do Google, entrou no gráfico com uma taxa de adoção de 13,3%. Isso foi quase um ano depois de se ter tornado amplamente disponível para instalação. Se a base de instalação atual crescer a uma trajetória estável, poderá ultrapassar o seu predecessor em popularidade.
No entanto, há uma ressalva para o crescimento. A Google disponibiliza o Android aos fabricantes de telemóveis, mas cabe a cada um deles implementá-lo nos seus próprios dispositivos. Por exemplo, é por isso que alguns dispositivos terão o Android 14 antes de outros smartphones. Uma versão do sistema operativo e subsequentes atualizações passam normalmente por muitos testes internos para assegurar a compatibilidade e uma experiência consistente do utilizador, e este período de testes tende a levar mais tempo quando se trata de grandes atualizações de versões.
O primeiro Android 14 beta foi recentemente disponibilizado para os smartphones Google Pixel e inclui várias melhorias de estabilidade e novas funcionalidades. O lançamento completo está previsto para o final deste ano, provavelmente por volta de Agosto.
Quanto às versões mais antigas do Android, é interessante notar que um pequeno número de dispositivos ainda corre KitKat a 0,6%, Lollipop a 1,9%, e Marshmallow a 2,5%.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!