Já toda a gente percebeu que os smartphones estão caros, e que muito provavelmente vão encarecer ainda mais nos próximos meses. Um fenómeno que muito se deve ao impacto da pandemia de COVID-19 no campo da produção, que encareceu de forma incrÃvel (e pouco ou nada baixou), mas também à inflação, e talvez mais importante que isso, muito se deve à forma como o próprio mercado funciona.
Caso não saiba, uma empresa não pode apresentar resultados recorde durante vários trimestres, que foi exatamente aquilo que aconteceu durante os anos de COVID, e depois apresentar resultados negativos. Porém, é exatamente isso que está a acontecer! Tudo devido à procura significativamente mais baixa, face ao passado recente.
É por isto que as muitas fabricantes do mundo tech estão a aumentar preços, de forma a conseguirem ir buscar mais dinheiro em cada unidade vendida, e assim apaziguar os acionistas.
É uma estratégia que está a resultar muito bem com algumas fabricantes, como é o caso da Apple, mas falha redondamente noutras. Ainda assim, apesar de ser uma estratégia feia, a verdade é que é a tendência do mercado. Uma tendência que tão cedo não deverá desaparecer, e que apenas vai ganhar uma maior importância, especialmente a partir do Verão de 2023.
Assim, com tudo isto em cima da mesa, decidimos fazer uma leve análise do mercado, e daquilo que vai acontecer nos próximos tempos.
Smartphones em 2023 e 2024. Como vai ser!?
Portanto, como já deve ter percebido por todos os últimos lançamentos, especialmente no mundo dos smartphones, a coisa está cara que dói. Isto começou nas gamas mais altas, e começa a alastrar-se para a gama média, como tivemos a oportunidade de ver pela recentemente lançada gama média Redmi Note 12, que apesar de ter aumentado no campo da qualidade e performance, também encareceu de forma significativa.
De forma muito resumida, até aqui, tivemos a Apple a aumentar os preços, sendo capaz de vender de forma incrÃvel. Posteriormente a Samsung também aumentou os seus preços, e parece estar a ter bons resultados com a gama Galaxy S23, apesar do falhanço nos seus restantes departamentos. Entretanto, por último, tivemos a Xiaomi a aumentar os preços, em toda a sua gama de produtos, com resultados muito aquém das expectativas, devido à s muitas razões que já mencionámos.
Aliás, podemos dizer que além das razões da introdução do artigo, o encarecimento da Samsung na Europa foi uma consequência direta da estratégia da Apple.
Afinal, se são rivais diretas, e uma aumenta o preço, a outra tem de fazer exatamente o mesmo. Podemos também argumentar que o mesmo aconteceu com a Xiaomi! Ao fim e ao cabo, se a qualidade é a mesma, e são todas rivais diretas, os preços têm de ser similares.
Pois bem, caso não saiba, como a Apple está a planear aumentar o nÃvel de performance, e qualidade de construção dos modelos Pro da nova gama iPhone 15. Por isso, os preços vão novamente aumentar, e provavelmente não vai ser pouco. Um aumento global, que vamos sentir e bem na Europa, especialmente em Portugal, um mercado que devido à carga fiscal, o que já é caro, fica quase sempre um roubo.
Previsões para 2023 e 2024
Oppo ainda não sabe se quer lançar a sua gama Find X6 na Europa, devido a tudo o que está a acontecer no lado das patentes. Mas a acontecer, acredito que o Find X6 Pro vai ser mais amigo da carteira relativamente ao Xiaomi 13 Pro e Galaxy S23 Ultra.
No verão, vamos ter o lançamento de novos dobráveis por parte da Samsung, com um Z Fold 5 muito similar ao ano passado, mas um Flip 5 bastante mais avançado, e pronto a dominar o mercado. Preços devem ser similares aos do ano passado, porque a Samsung tem mais concorrência neste espaço em 2023.
Entretanto, no final do verão, Apple vai aumentar os preços dos modelos Pro em 100~200€, com o lançamento do novo iPhone 15. O que vai voltar a dar um abanão no mundo mobile.
Este aumento de preço vai meter pressão em cima da Samsung, para fazer exatamente o mesmo com os novos Galaxy S24.
Porém, enquanto o iPhone 15 Pro e Pro Max deverão ser um pouco diferentes relativamente aos atuais iPhone 14 Pro e Pro Max, é esperado que a gama Galaxy S24 continue a atual estratégia delineada pelos Galaxy S23.
Acredito que a Samsung vai ter dificuldades em justificar um novo aumento de preço em 2024.
Por isso, não seria de estranhar ver um desaparecimento do modelo ‘Plus’, para o lançamento de um smartphone superior ao atual Ultra. Um pouco à imagem daquilo que a Xiaomi está a tentar fazer com os seus próprios modelos Ultra.
Mas, aqui é preciso ter em conta que a Xiaomi também está com medo de apostar neste modelo de negócio. Visto que até já existem dúvidas da chegada do novo Xiaomi 13 Ultra a vários mercados, como é o caso do mercado Português.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? O que acha que vai acontecer? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!