Apesar da baixa de preços, a verdade é que os combustíveis em solo Nacional continuam a um preço assustador para muitos dos condutores, especialmente se tiver um veículo movido a Gasolina em vez de Gasóleo.
Afinal, depois de vários meses em que a Gasolina foi o combustível mais barato, já existe uma diferença de 25 cêntimos entre os dois combustíveis de referência, e na verdade, a diferença entre um e o outro está constantemente a aumentar, semana após semana. Caso não saiba, a partir da próxima semana, o Gasóleo desce 2 cêntimos, enquanto a Gasolina volta a aumentar, desta vez 1 cêntimo.
Dito tudo isto, acha estes preços altos? Caso não saiba, são preços que ainda têm alguns descontos fiscais associados. Tem a noção de quanto?
Gasóleo e Gasolina caros? O preço real é 34 cêntimos mais alto!
Portanto, caso não saiba, as medidas de mitigação do impacto da subida do preço dos combustíveis ainda se mantém, e deverão manter-se durante mais algum tempo, especialmente agora, que depois de um corte na produção, é expectável que o preço do barril de petróleo volte a aumentar.
Mas tem a noção do impacto deste ‘corte’ fiscal nos preços reais? Basta adicionar cerca de 34 cêntimos ao preço de cada um dos combustíveis de referência (Atualização do ISP + Taxa de Carbono). Isto significa que o Gasóleo, com a totalidade dos impostos, deveria custar 1.82€ (1.48€ + 0.34€) por litro. Isto enquanto a Gasolina deveria custar 2.06€ (1.719€ + 0.34€) por litro.
Sim, leu bem, mesmo com o petróleo muito mais baixo face aos tempos mais assustadores da guerra Ucraniana… A Gasolina, com o aumento dos impostos planeado, deveria estar acima dos 2€!
Acha que faz sentido este aumento do ISP, e taxa de Carbono? Quando Portugal já tem combustíveis extremamente caros face aos restantes países Europeus, e tem um ordenado mínimo, e médio, abaixo da média Europeia?
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