Até 2021~2022, a Qualcomm perdeu algum espaço no mercado Android, tudo muito graças a um crescimento da MediaTek, e também de uma maior aposta da Samsung nos seus próprios processadores.
Mas, em 2023, é inegável que a Qualcomm é rainha e senhora do ecossistema. Aliás, até a própria gigante Sul Coreana Samsung abandonou os seus processadores Exynos, para firmar um contrato de exclusividade com a Qualcomm, de forma a ter acesso a processadores mobile Snapdragon 8 Gen2 mais poderosos, e claro, apenas seus.
Assim, esta “nova” Qualcomm parece ser o produto de uma mudança de estratégia, que começa a não passar despercebida. Afinal, parece agora mais forte do que nunca no mundo mobile.
Dito tudo isto, se o Snapdragon 8 Gen2 já é um SoC incrível, tudo indica que a próxima geração (Gen3) vai ser um salto qualitativo de qualidade similar. Já olhou para os últimos rumores?
Smartphones Android em 2024 vão ter boost de 50% no GPU!
Portanto, segundo os mais recentes ‘leaks’ e rumores, o novo Snapdragon 8 Gen3 vai trazer um ‘boost’ gráfico incrível. Afinal, estamos a falar de um aumento de performance à volta dos 50% para o GPU (Adreno 750) do novo processador mobile, que por sua vez deverá servir de base para a grande maioria dos smartphones e tablets topo de gama do ecossistema Android em 2023.
Uma excelente notícia, visto que o atual SoC Snapdragon 8 Gen2 já fica à frente do A16 Bionic da Apple nesta componente.
Porém, ao que tudo indica, como a Apple reservou a totalidade do processo de 3nm para si, este SoC vai continuar a ser baseado no atual processo de 4nm. Por isso, é expectável que a Apple continue no pico da montanha, na parte da performance do CPU.
Entretanto, o Snapdragon 8 Gen3 tem o seu anúncio marcado para o final do ano. Aparecendo pela primeira na próxima geração de smartphones topo de gama Xiaomi (Xiaomi 14 e Xiaomi 14 Pro). Logo a seguir, vamos ter os novos Galaxy S24, novamente baseados em processadores exclusivos ‘For Galaxy’.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!