O Cupra Formentor é um dos SUVs mais interessantes do mercado, ao oferecer um design jovial, agressivo, e honestamente, muito fora da caixa. É um Seat com outro nome? Sim, mas ao mesmo tempo não. Vamos por partes?
Ensaio Cupra Formentor: ADN Seat levado ao extremo!
O Cupra Formentor não é um Seat! Pode parecer, mas não é! Pode partilhar a base, a grande maioria dos componentes, entre muitas outras coisas, mas quando entra dentro do automóvel, o feeling é completamente diferente. (O preço também!)
Sim, não é uma máquina completamente nova, visto que utiliza a mesma base do Seat Ateca, ou até do VW Golf (chassi, motor, sistema de entretenimento, caixa, etc…). Porém, o feeling que oferece é completamente diferente, o que muito se deve ao design interior, e exterior.
O carro sente-se muito bem construÃdo, e rápido. Curiosamente, por vezes, o design agressivo até tenta vender caracterÃsticas desportivas que depois o conjunto não é capaz de oferecer em estrada. Mas isso também depende um pouco da versão que escolher no ato da compra. (Por amor de Deus, a comprar, compre com caixa automática DSG!)
Que opções temos na motorização?
O Cupra Formentor está disponÃvel em versões a Gasolina 1.5 TSI e 1.5 TSI com caixa DSG, ambas com 150CV. Temos também versões 2.0 e 2.5 TSI com 245CV e 310CV. Como é óbvio, temos alternativa a gasóleo 2.0 TDI, e se quiser versão Plug-In, também existe motorização TFSe 1.4 com 204CV.
Em qualquer um destes modelos, prefiro sempre a versão com caixa automática, por conseguir retirar todas as gotas de performance que o motor tem para oferecer.
Quanto ao preço, tudo começa nos 36 mil euros, e vai até aos 84 mil euros. Mais uma vez, no preço, Cupra não é Seat.
Condução e Uso no Dia-a-Dia
O Cupra Formentor é um automóvel em que é sempre um prazer entrar. Chama a atenção, é bonito, tem acabamentos incrÃveis, muito acima daquilo que a Seat oferece, ou até a própria VW anda a oferecer nos últimos tempos.
Porém, como disse em cima, se quer ter um feeling desportivo, opte pela caixa DSG. O modelo que testamos com caixa de 6 velocidades era molengão, apesar de contar com o mesmo exato motor que testámos na carrinha Seat Leon. Acredite em mim, faz toda a diferença.
Conclusão
O Formentor não é de todo um SUV inovador. O que tem de especial, está no facto de ser um Cupra. Afinal, conta com a mesma exata plataforma base que dá vida a tantos outros veÃculos VW, mas, com a diferença de ter um design muito mais apelativo. É, pura e simplesmente, um carro bonito.
Se quisermos ser ainda mais simplistas, é um Seat Ateca, que não parece um Seat Ateca. Isto significa que tem tudo aquilo que o Ateca tem de bom (que é muito), num pacote extremamente mais apelativo, e que vai deixar toda a gente que passa por si com alguns nÃveis de inveja elevados.
É um Seat que não parece um Seat. Isto parece, e é, muito complexo de explicar. Mas é exatamente isto que a Cupra tem vindo a meter em cima da mesa, e é exatamente por isso que a Seat precisa de renovar, e bem, a sua marca.
Gostei!
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!