Verdade seja dita, quem é utilizador do Windows não gosta, nem nunca gostou, de grandes mudanças a funcionalidades base que já existem há muitos e bons anos. Mas esta… Bem, pode muito bem ser uma exceção. Afinal de contas, o Botão Print Screen vai mudar um pouco numa próxima atualização, sendo agora o botão designado para o uso da funcionalidade de ‘Recorte’ (Snipping Tool).
O botão Print Screen vai finalmente mudar no Windows 11
Portanto, como deve imaginar, mudar algo que se tem mantido igual há mais de 28 anos, desde o Windows 95, vai ser sempre algo com alguma controvérsia à mistura. Mas, a verdade é que esta mudança vai mesmo ser feita para melhorar a experiência do utilizador. O que muda?
Pois bem, como deve saber, se quiser fazer um Print Screen a uma qualquer coisa que esteja no seu ecrã, o botão Print Screen apanha tudo o que está a ver, e mete em memória (Clipping Board), para posteriormente ser editada num outro programa. Sendo exatamente por isso que a forma mais clássica de tirar um Print Screen, no Windows, passa por carregar no botão e logo de imediato colar no Paint, para depois gravar num formato à sua escolha.
Mas, dentro de muito em breve, vai ser possível utilizar diretamente a ferramenta Snipping Tool. Uma ferramenta que hoje em dia está disponível a partir do atalho Windows + Shift + S. Algo que curiosamente até já acontece em alguns portáteis, com o uso da tecla Fn.
Dito tudo isto, caso não conheça o Snipping Tool, é uma ferramenta que combina funcionalidades do antigo Snipping Tool com o Snip & Sketch. Sendo assim possível fazer edições à imagem capturada, quase no imediato. (De forma muito mais simples que o editor de imagem base do Windows)
Entretanto, como há sempre utilizadores puristas. A Microsoft vai permitir manter a funcionalidade original do botão Print Screen, sendo apenas necessário mudar uma configuração nas definições. (Definições -> Acessibilidade -> Teclado)
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? É uma mudança que faz sentido, ou estamos a mexer em coisas só porque sim? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!