Hoje em dia dependemos muito da Google para procurar factos e informações sobre qualquer tópico. Mas como a gigante dos motores de busca, apesar do esforço que faz, não verifica todos os links, nem sempre é sensato confiar nos dados que nos dá. É verdade que muitas páginas com informações são removidas. Mas no meio de milhões algumas escapam. Para além disso por vezes não estão erradas mas dão informações que não se adequam a todos os casos. Dito isto não faça mesmo estas pesquisas no Google.
Atenção! Não faça mesmo estas pesquisas no Google!
Informações médicas
Não temos de viver num estado de incerteza quando não nos sentimos bem. Dito isto, a Google permite-nos diagnosticar instantaneamente os nossos sintomas. No entanto, há uma razão para os médicos nos aconselharem a não fazermos pesquisas na Google.
Os sites médicos não têm acesso aos nossos registos. Por isso, acabam por sugerir todas as possíveis causas e tratamentos para um sintoma – não específico do nosso caso.
Por exemplo, tudo pode ser tecnicamente um dos sintomas do cancro. Mas isto não significa que o tenha. Provavelmente sofre de uma condição comum. Por isso, mais vale consultar um médico do que andarmos a sofrer com macaquinhos na cabeça com coisas que na maioria dos casos se traduzem em nada.
Conselhos financeiros
Acertarmos as nossas finanças pode ser um processo exigente. Mas a Google é o último sítio onde devemos procurar opiniões.
Num motor de busca, encontrará uma série de opiniões e artigos que podem induzir em erro ou perturbar o nosso julgamento. Uma consulta simples sobre um determinado investimento irá surgir uma miríade de ligações, e será difícil avaliar qual oferece uma boa orientação.
Por isso, deve manter-se fiel a plataformas de pesquisa financeira mais credíveis ou a pessoas que saibam realmente do assunto.
Teorias da conspiração
Outro tema de que deve manter-se afastado no Google são as teorias da conspiração. Argumentos controversos tendem a conduzir a mais tráfego online. Alguns sites exploram isso falando de teorias que servem para irem buscar mais cliques e estimular conversas. A Google é o lar das histórias mais loucas da internet, que muitas vezes surgem nas primeiras posições apenas porque são populares.
Práticas religiosas
A Google disponibiliza muitas informações para pessoas que procuram estar mais bem informadas acerca de práticas religiosas. No entanto, existe uma batalha constante contra preconceitos raciais e discriminação. Enquanto pesquisamos, vamos encontrar sites que favorecem certas religiões. É difícil julgar a veracidade destas páginas quando se é novo no assunto.
Análises de produtos e recomendações
A maioria de nós procura por avaliações de produtos para fazermos uma compra. Mas não devemos confiar em todas as críticas e recomendações cegamente. Embora existam sites que publicam críticas verdadeiras, outros são geridos por determinadas marcas que tentam enriquecer rapidamente com esquemas de afiliados.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!