Nas últimas semanas, têm chegado vários rumores ao mercado, naquilo que quase parece ser um teste da AMD ao mercado de computadores, para perceber se pode, deve, e se consegue, lançar a sua arquitetura Zen 5 ainda em 2023, ou início de 2024, de forma a fazer uma rasteira à Intel.
Isto é importante? Sem dúvida! É que se porventura a arquitetura Zen 4 acabou por não impressionar ninguém, tudo indica que a arquitetura Zen 5 vai ser um animal bastante diferente. Por isso, se a AMD conseguir chegar muito mais cedo ao mercado, fica com uma vantagem incrível face à sua rival direta. Uma vantagem que neste momento não tem, e que muito honestamente precisa como de pão para a boca.
AMD Zen 5: 2023 ou 2024? Não interessa! É incrível!
Portanto, quem o afirma é o super respeitado Jim Keller, o homem que iniciou o projeto Zen, e que é conhecido por ter um toque de Midas no mundo dos computadores. Afinal de contas, apesar do facto de ainda não termos benchmarks a sério para nos começarmos a babar, já temos algumas afirmações curiosas, que apontam para um aumento muito significativo na performance dos próximos processadores AMD.
O que significa um aumento de performance, bem, segundo Keller, estamos a falar de um aumento de 30% na performance por watt. Um aumento muito interessante, visto que a arquitetura Zen 4 apenas foi capaz de oferecer um aumento de 15% face à arquitetura Zen 3. Aqui, é ainda preciso afirmar que é esperado um aumento das frequências dos novos processadores. Tudo muito graças ao uso de um novo processo de produção mais poderoso, e mais eficiente.
Bem… Venham eles!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!