Google Drive: 5 milhões de ficheiros é muito!? É o limite!

Ao que tudo indica, mesmo que pague um dos pacotes de armazenamento extra (Google One), a gigante da pesquisa decidiu limitar o número de ficheiros que pode ter armazenados na sua drive virtual (Google Drive). É um limite extremamente alto (5 milhões de ficheiros), ainda assim, faz sentido ter um limite, quando é um serviço pago?

Google Drive vai ter limite de ficheiros criados por si, mesmo que pague!

Portanto, a Google decidiu introduzir um limite estranho, de forma muito silenciosa, no seu serviço Google Drive. A partir de agora, existe um limite definido para a criação de ficheiros, mesmo que pague por armazenamento extra. Porém, o limite apenas tem em conta, como dissemos anteriormente, os ficheiros criados por si. Os ficheiros partilhados consigo não contam.

Porquê esta mudança na estratégia agora?

Bem, segundo a Google, serve para manter os níveis de performance e fiabilidade. Além disso, serve para evitar um mau uso dos sistemas da empresa.

O que acontece se chegar ao limite? Bem, recebe uma notificação da equipa da Google, para resolver o assunto. Porém, ao que tudo indica, já existem utilizadores afetados pelo novo limite (como!?), e não foram avisados.

5 milhões de ficheiros é muito ou pouco?

Sim, apesar de 5 milhões de ficheiros parecer um absurdo, a verdade é que alguns utilizadores já chegaram, e ultrapassaram essa métrica. Aliás, existe um exemplo de um utilizador com 7 milhões de ficheiros criados, e uma subscrição de 2TB ativa, que pura e simplesmente foi impedido de criar mais ficheiros. Curiosamente, este utilizador não está sozinho.

Conclusão

Este limite serve para ‘obrigar’ os utilizadores a serem mais arrumados e organizados na sua utilização de espaço. A Google parece estar a ter problemas na forma como alguns utilizadores usam o espaço disponível, especialmente na parte das suas ferramentas de trabalho partilhado.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também