Anúncios publicitários num produto pago (e bem pago) parece parvo? Pois, é provável que sim, mas eles já existem, de várias maneiras, no sistema operativo Windows da Microsoft. Aliás, têm tido tanto sucesso, e têm tanto potencial de lucratividade, que a Microsoft até está a pensar em novas maneiras de introduzir outros tipos de anúncios, através de notificações push, ou diretamente a partir do menu Iniciar do seu sistema operativo.
Porém, pensou tanto no assunto, que parece ter algumas dúvidas sobre a coisa.
Windows 11: Mais anúncios? Se calhar é má ideia!
Portanto, a Microsoft está a planear mudar a sua estratégia de anúncios para o menu Iniciar do Windows 11. Sim, estamos a falar de uma mudança de estratégia, e não de um cancelamento. Nada indica que a gigante Norte-Americana quer desistir da ideia. Ou seja, a Microsoft está a planear continuar a apostar em algo similar, mas agora quer oferecer uma forma de desativação da funcionalidade aos utilizadores.
Ainda não sabemos muito bem como vai ser a implementação oficial, e final, de tudo isto. Porém, na mais recente build (23419), existe uma opção por enquanto ainda escondida, para possibilitar essa escolha ao utilizador.
Quanto às notificações push do Windows 11, tudo indica que elas vão começar a chegar já em Maio, dentro de mais ou menos 1 mês. A começar por indicações de serviços da própria Microsoft. Daí o medo com os anúncios… É que a linha que separa informação útil, de anúncios publicitários, é muito fina!
Além disso, é provavelmente extremamente apetitosa para a Microsoft, especialmente agora que existem planos para a integração de novos anúncios em vários serviços, como é o Bing. Isto mete algum receio, porque ver anúncios publicitários no Windows não é nada de novo, apesar de ainda pouco intrusivos.
Vamos ver o que isto vai dar!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!