ChatGPT: é isto que os portugueses mais estão a fazer!

O sistema de inteligência artificial, ChatGPT, tem dado muito que falar. Para além disso a integração no Bing e o acesso simples através do browser da Microsoft levou as pessoas a interessarem-se ainda mais por este sistema. Aliás em muitos casos este sistema está a ser uma ajuda ainda mais preciosa do que fazermos uma pesquisa no browser. Mas sabe o que os portugueses mais estão a fazer no ChatGPT?

ChatGPT: é isto que os portugueses mais estão a fazer!

Ajudar para arranjar emprego

Esta é possivelmente uma das funções mais úteis deste sistema. Com o ChatGPT, pode escrever um curriculum vitae personalizado e uma carta de apresentação para cada trabalho que se candidatar.

ChatGPT fazer

Uma vez que este é geralmente um dos aspetos mais importantes no processo de candidatura ao emprego, esta função pode ser um salva-vidas real para muitos candidatos.

Entretanto esta plataforma consegue adaptar tudo para ir de encontro ao tipo de trabalho a que nos estamos a candidatar

Graças ao poderoso processamento de linguagem natural do ChatGPT, também pode melhorar o texto existente. Então, se já teve tempo para escrever um currículo por que não torná-lo um pouco melhor? O ChatGPT permite-lhe colar blocos de texto e depois assimilar e editá-los.

Problemas de matemática

O ChatGPT é especialista em questões matemáticas e os portugueses também o procuram para isso. Assim quer seja uma questão complexa ou um problema aritmético simples esta plataforma tem a solução. Não se esqueça é de explicar muito bem o problema.

Ajuda na criação ou resolução de problemas de código

Não importa o seu nível de experiência em qualquer linguagem de programação. Há momento em que as coisas complicam. Nessa altura pode pesquisar pela Google ou utilizar o ChatGPT.

Isto é especialmente verdade para encontrar bugs e erros no seu código.

Pode evitar passar muitas horas a procurar uma vírgula perdida, utilizando o ChatGPT para o ajudar a identificar o problema. Além disso, pode começar do zero e desenvolver blocos completos de código funcional.

Entretanto também pode utilizar o ChatGPT para determinar se um código tem falhas de segurança. Explicar-lhe-á claramente e simplesmente o raciocínio subjacente à decisão. Já se percebe a razão para tantas pessoas estarem a utilizar este sistema.

Descobrir ideias para um negócio

É verdade que de uma forma geral somos empreendedores e temos boas ideias. No entanto, várias cabeças pensam normalmente melhor do que uma só. Uma vez que a sua função principal é conversar, os portugueses utilizam o ChatGPT para ter ideias de negócio. Também pode ter ajuda para melhorar ideias existentes.

Para obter aconselhamento

Como qualquer sistema de IA, o ChatGPT tem alguma dificuldade em compreender e responder às emoções. No entanto, isso não o impede de oferecer conselhos para lidar nas relações com amigos, familiares e entes queridos próximos. Se lhe der as pistas corretas, pode tornar-se um tipo de terapeuta ou especialista em relacionamentos.

Como posso aceder a este sistema?

Basta visitar esta página e fazer login com os seus dados ou criar uma conta caso não tenha nenhuma.

Se não conseguir aceder a este sistema devido a congestionamentos saiba que há uma versão paga disponível. Mas valerá a pena?

Logo à partida o ChatGPT Plus custa cerca de 20 Euros por mês. Não é a coisa mais cara do mundo, mas de qualquer modo é mais um encargo.

Mas quais as vantagens?

Se utiliza este sistema de inteligência artificial de certeza que já deu conta que o ChatGPT é tão popular que lida regularmente com um afluxo de utilizadores. É bastante comum o serviço ficar offline durante as horas de ponta devido ao número de pessoas que acedem ao website, por isso a subscrição do ChatGPT Plus assegura-lhe que não tem de se preocupar em perder o acesso a este serviço.

Embora o ChatGPT possa fornecer-lhe uma grande quantidade de conteúdo para as suas consultas, muitas vezes pode ser lento a gerar a sua resposta. Isto deve-se às pessoas que acedem ao site na altura e também à complexidade do seu pedido. Com o ChatGPT Plus irá ter acesso a um “tempo de resposta mais rápido”. No entanto nada está especificado quanto às diferenças de velocidade.

Quem pode beneficiar mais com o ChatGPT Plus?

De facto, existem pessoas que pelo tipo de serviços que disponibilizam podem beneficiar mais deste serviço. São o bom exemplo disso os profissionais que disponibilizam variados serviços. Isto porque o ChatGPT pode ajudar a acabar com rotinas aborrecidas e repetitivas, tais como criar cartas ou e-mails para os clientes. Digamos que precisa de escrever uma resposta detalhada a uma queixa de um dos seus clientes. Dito isto pode alimentar o ChatGPT com a queixa original e pedir-lhe para formular uma resposta. Poderá então personalizá-la como achar melhor. Mesmo os que procuram emprego podem encontrar uma utilidade, pois o ChatGPT é óptimo para escrever cartas de apresentação.

Mas há mais utilizações. Os profissionais de marketing e outros criativos podem usá-lo como uma ferramenta para a geração de conteúdos. Embora não seja recomendado usar o conteúdo que o ChatGPT disponibiliza, pode ser uma excelente ferramenta tanto para a geração de ideias como para lhe fornecer um primeiro rascunho de publicações nas redes sociais, anúncios, e muito mais.

Os programadores também podem usar o ChatGPT para verificar o seu código e obter ideias sobre o que pode ser usado para o melhorar. Deve ter em mente que um dos grandes problemas do ChatGPT é que ele não consegue lidar com matemática básica, por isso esteja ciente disso.

O ChatGPT por si só já é muito bom mas a sua versão paga vem com mais benefícios e parece ser ainda mais útil para os utilizadores. De facto, a maioria das pessoas pode obter algo extra, especialmente se pertence às áreas que referi acima. Seja como for cabe-lhe a si decidir se a versão paga vale a pena.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também