Google transformou a ligação entre Windows e Android!

A Microsoft não conquistou o mercado de dispositivos móveis com o Windows Phone. No entanto isto não significa que não tenha entrado nesta área de outras formas. A app de vínculo ao smartphone, outrora conhecida por Your Phone, é um desses exemplos. De facto disponibiliza muitas características únicas para quem usa PCs e dispositivos Android. No entanto, não é a única opção que está disponível. A última aplicação da Google acaba de tornar a transferência de ficheiros de computadores Windows para Android (e vice versa) muito mais fácil. É caso para dizer que a Google transformou a ligação entre Windows e Android.

Google transformou a ligação entre Windows e Android!

Google transformou a ligação entre Windows e Android!

A partilha com dispositivos próximos, algo também conhecido como Nearby Share, foi uma funcionalidade introduzida pelo Google em 2020 para smartphones Android. Agora está disponível no Windows em mercados seleccionados graças à última aplicação da Google. A aplicação corre em segundo plano e permite enviar ficheiros arrastando-os para o ícone da aplicação na área de notificação ou seleccionando a opção correspondente no menu do botão direito do rato. A Google quer tornar o processo o mais simples possível, por isso permite receber ficheiros sem aprovação se utilizar a mesma conta Google no seu computador e smartphone.

Entretanto enviar ficheiros de um smartphone para um PC também é simples. Abra o menu partilhar, toque em Nearby Share e seleccione o seu computador a partir da lista de dispositivos disponíveis.

O Google Nearby Share funciona actualmente apenas com smartphones e tablets Android, mas a empresa pretende adicionar mais dispositivos alimentados pela Google em futuras actualizações. Além disso, a aplicação não está disponível na Europa. Segundo a Google, oesta função é suportada nos EUA e em regiões selecionadas a nível global. Entretanto para isto funcionar os seus dispositivos devem satisfazer os seguintes requisitos de hardware:

  • Um PC com Windows 10 ou 11 de 64 bits (ARM64 não é suportado)
  • Um smartphone Android ou tablet com Android 6.0 ou mais recente
  • Ambos os dispositivos devem suportar Bluetooth e Wi-Fi, ligar-se a uma rede, e estarem a menos de 5 metros um do outro.

Se quer experimentar como tudo funciona pode descarregar a versão beta da nova aplicação.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também