Cuidado! Estão a ver tudo o que escreve no teclado?

Quando falamos em ameaças que infectam o computador lembramo-nos de várias coisas como roubo de credenciais e outros problemas semelhantes. No entanto eventualmente não pensa que podem estar a ver tudo o que escreve no teclado. Apesar de parecerem mais raros os keyloggers têm representado uma grande ameaça à segurança há muito tempo. Dito isto, alguém pode descobrir as palavras-chave da sua conta, detalhes financeiros e outros dados sensíveis instalando um keylogger no seu PC. Alguns até podem fazer capturas de ecrã por isso tenha muito cuidado!

Cuidado! Estão a ver tudo o que escreve no teclado?

Um keylogger é um programa de spyware insidioso. Como o nome sugere, regista as suas teclas e envia-as para o computador de outra pessoa.

Assim que alguém instala um keylogger no seu PC, o programa funciona como um espião. A pessoa que o enviou para o seu computador fica a conhecer as palavras-passe, informações de cartão de crédito, e tudo o que escrever no seu teclado.

Pior, um keylogger pode apoderar-se dos dados que estão na área de transferência e seguir as suas actividades, como abrir pastas, documentos, e aplicações.

Existem dois tipos de keyloggers de grande amplitude – keyloggers de hardware e keyloggers de software. Um keylogger de hardware pode ser incorporado no hardware interno do PC ou inserido na porta do teclado.

Neste caso alguém tem de ter acesso físico ao dispositivo.

Mas os keyloggers através de software não requerem que alguém tenha acesso físico ao seu dispositivo. Assim pode descarregá-lo juntamente com malware.

Os keyloggers nem sempre são utilizados pelos criminosos como spyware. Por vezes, os empregadores também os utilizam como ferramentas de monitorização dos empregados e para manter o registo das atividades.

Como infecta o PC

Estes são os vírus informáticos mais perigosos da história!

Ao visitar um site malicioso pode acabar por ficar automaticamente com um keylogger no seu PC.

Também se der um clique num link malicioso ou abrir um ficheiro num email de phishing.

Outra das formas é quando se liga uma drive infectada.

Para além disso, muitas vezes, estas ameaças também estão presentes em software pirata que está disponível gratuitamente na Internet. Descarregamos, instalamos e ganhamos um brinde.

Como estar protegido

Embora nenhuma táctica seja completamente infalível, tomar estas medidas pode ajudá-lo a proteger-se contra keyloggers:

Em primeiro lugar instale um software antivírus ou um programa anti-malware que inclua a funcionalidade anti-keylogger. Para além disso, descarregue apenas software a partir de sites de confiança.

Windows 10 smartphones, Windows 10 novo update, Windows 10 bug crítico, Microsoft acaba de resolver problema sério no Windows!, escreve no teclado

Entretanto nunca clique em URLs ou descarregue ficheiros maliciosos que possam estar anexados a e-mails de phishing.

Outra técnica muito útil é utilizar um teclado virtual para introduzir informações sensíveis para prevenir o rastreio, uma vez que a maioria dos programas de software dependem de layouts de teclado baseados em QWERTY.

Além disso, deve utilizar um gestor de palavras-passe para parar de introduzir manualmente as passwords. Isto pode manter as suas credenciais de login longe de olhares curiosos.

Fazendo isto será difícil verem o que escreve no teclado.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também