Vale mesmo a pena comprar o Samsung Galaxy A54?

Algumas pessoas não querem gastar dinheiro a comprar um topo-de-gama. Assim tentam apostar num gama média mas que disponibilize grande parte das funções que encontramos nos smartphones que não são tão amigos da carteira. Nesse campo a gama Galaxy A da Samsung parece preencher esses requisitos. Agora que várias pessoas estão a comprar o Samsung Galaxy A54 quisemos descobrir quais as razões principais que estão a levar as pessoas a fazerem-no.

Vale mesmo a pena comprar o Samsung Galaxy A54?

A primeira coisa que importe referir é que o Galaxy A52 e A53 foram muito bem recebidos. Assim a Samsung procura replicar esse sucesso com o Galaxy A54 e parece que está mesmo a conseguir. Assim estas são as razões pelas quais as coisas estão a correr bem.

Design

Talvez a melhor coisa sobre o Samsung Galaxy A54 seja o novo design de aspecto premium que o faz parecer quase idêntico ao do Galaxy S23. Quando o vi com a capa colocada, ainda sem saber ao certo que modelo era, fiquei com a sensação de que estávamos a falar de um equipamento realmente premium.

comprar o Samsung Galaxy A54

Entretanto há duas mudanças principais neste equipamento. Primeiro, os cantos do dispositivo são agora ligeiramente mais arredondados, e segundo, a parte traseira tem agora três anéis de câmara individuais salientes para fora em vez de uma ilha de câmara retangular.

Entretanto as molduras na parte frontal estão muito mais equilibradas

As câmaras

À primeira vista, pode pensar que o sistema de câmaras do Galaxy A54 é um sistema de câmara fraco. Isto porque tem três câmaras traseiras com um disparador principal de 50MP, enquanto que o seu antecessor, o Galaxy A53, tem uma câmara quádrupla com um sensor principal de 64MP.

comprar o Samsung Galaxy A54

No entanto, saiba que quando se trata de smartphones budget e de gama média, a “configuração de quatro câmaras” é mais marketing do que outra coisa. Dito isto, ao abandonar a câmara de 5MP de profundidade na realidade inútil, a Samsung pode concentrar-se mais em melhorar as câmaras principais, ultra-angular, e macro.

No que diz respeito à resolução, mais pixéis não significam necessariamente melhores fotografias. Uma vez que a maioria das pessoas tira fotos no modo de 12MP de qualquer maneira, esta alteração irá ter pouco impacto.

A Samsung também afirma ter melhorado a Estabilização Óptica de Imagem (OIS) e a Estabilização Digital de Imagem de Vídeo (VDIS).

Processador

A Samsung descontinuou os chips Exynos para os topos de gama Galaxy S, mas a gama média Galaxy A vai continuar a usá-los. No caso deste equipamento o Exynos 1380 é mais do que o suficiente para as suas necessidades diárias.

Cartão microSD

O Galaxy A53 não tinha uma saída para auscultadores nem veio com um carregador. Por isso era normal que as pessoas pensassem que a próxima coisa a saltar seria o slot para cartões microSD. Felizmente, o Galaxy A54 ainda vem com ele.

Isto é sem dúvida uma excelente característica. Vários utilizadores continuam a adorar esta funcionalidade.

Bateria

O Galaxy A54 vem com uma bateria de 5000mAh. Se olharmos também para o ecrã FHD e para o chipset Exynos 1380 que é poupadinho em termos de consumos o dispositivo deve ser capaz de durar até dois dias em uso moderado.

Infelizmente, a velocidade de carregamento ainda está limitada a 25W, e não, não há nenhum carregador na caixa.

Até ao Android 17

O Galaxy A54 vem com o Android 13 com o One UI 5 por cima. Tal como os topos-de-gama, o A54 receberá quatro anos de grandes actualizações. Ou seja isto deverá levar este dispositivo até ao Android 17 que chega em 2026.

O Galaxy A54 é sem dúvida um smartphone muito bem equilibrado e é um dos melhores gama média do mercado. Se já tem o Galaxy A53 não diria que vale a pena o upgrade. Mas se quer fazer o upgrade a um smartphone mais antigo ou mais fraco esta é sem dúvida a melhor opção a considerar.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também