O mercado automóvel anda neste momento voltado para as ofertas 100% elétricas e nos SUVs, com um leque de opções cada vez mais recheado de modelos deste género à disposição dos compradores. Contudo, a Renault vem desde cedo a apostar em carros 100% elétricos pequenos no tamanho e no preço, quando comparados com os rivais direitos.
Aliás, o novo Renault 5 é a nova aposta desta fabricante com 134 cv que visa uma condução dinâmica e um preço baixo!
De acordo com representantes da empresa, a sua plataforma CMF-B-EV vem equipada com um conjunto de tecnologias viradas para a condução dinâmica. Aliás, o componente principal para que isto aconteça é a utilização de um eixo traseiro multi-link.
Curiosamente, segundo a Renault, este é o primeiro carro 100% elétrico do segmento B a utilizar esta tecnologia. Ela tem o objetivo de garantir um equilíbrio entre a direção e manobrabilidade muito superior às barras de torção utilizadas no Renault Zoe.
Renault 5 rivaliza o seu irmão Renault Megane E-Tech quando o assunto é a dinâmica!
Ainda sem comparações contra rivais de outras empresas, Jean-Sébastien Blazy, vice-presidente da divisão de desempenho, informou que:
“O R5 será totalmente comparável em termos de dinâmica do veículo com o Mégane E-Tech”.
No entanto, além da condução mais divertida e desportiva o assunto procurado pela empresa é a segurança. Afinal, o eixo Multi-Link garante isto mesmo, uma resposta de direção e de reação do carro superior que pode mesmo ajudar nas ocasiões mais difíceis.
Outros detalhes do Renault 5
Temos um novo sistema de travagem e regeneração que visa mais suavidade e a redução de peso. Em comparação com o ZOE o R5 utiliza uma bateria de 52 kWh com mais densidade e menos 15 kg e isto aliado também aos novos motores que dispensam os grandes imanes o que ajuda a reduzir mais 20 kg.
Falta o mais importante, o preço!
Em suma, o Renault 5 vai chegar ao mercado com um preço abaixo do atual Renault Zoe e dos seus rivais diretos no mercado como o Corsa Electric. No entanto, isto não acontece por acaso, o segredo para o preço baixo é a reutilização de 70% dos componentes da variante ICE da plataforma CMF-B que alberga o Renault Captur, o Clio, o Nissan Juke e muito mais.
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