IVA a 0%? Produtos já aumentaram antes da “descida”

Caso não saiba, na passada segunda-feira, o Governo Português anunciou planos para baixar o IVA para 0% num cabaz de dezenas de produtos essenciais, onde podemos incluir arroz, batata, massa, tomate, cenoura, leite, pão, etc… Uma medida que ainda vai demorar um pouco até entrar em vigor, começando apenas após a Páscoa, e estendendo-se até quase ao final do ano de 2023 (Outubro).

Mas, como muitos de vocês já devem ter adivinhado, esta medida iria sempre contra os preços das lojas, mais concretamente das grandes superfícies, ainda mais concretamente, do Pingo Doce, que de um dia para o outro, decidiu aumentar, significativamente, os preços de vários produtos dentro deste ‘cabaz’.

IVA a 0%? Produtos já aumentaram antes da “descida”

Portanto, depois do anúncio, os consumidores decidiram ficar um pouco mais atentos às suas faturas, em cada compra. Com um exemplo a saltar à vista nas redes sociais como o Reddit e Twitter. Afinal de contas, neste caso, em apenas 7 dias, a fatura com os mesmos exatos produtos de cafeteria, aumentou de 2.87€ para 3.29€. Um aumento agressivo em produtos como ‘meia de leite’, ‘pão com manteiga’, ‘galão’ e uma ‘carcaça’. (O único que não aumentou foi a carcaça)

Para que servem estes aumentos?

Podem existir várias razões, desde aumentos vindos do fornecedor, atualizações de tabelas de preço, etc… Mas aquilo que a grande maioria dos consumidores afirma, é que o Pingo Doce aumentou os preços em preparação para a redução do IVA.

No entanto, o Pingo Doce já negou esta possibilidade, ao dizer que a redução de preços serve apenas para os artigos de supermercado, e não os de restauração. A empresa afirma também que são aumentos normais, devido à inflação.

Antes de mais nada, o que você acha? Vamos ver estes aumentos ‘inocentes’ mais vezes, e em mais superfícies? Vale ainda a pena salientar que nos tempos que correm, é mais barato comprar no pequeno comércio, comparativamente às grandes superfícies. Algo interessante, porque os supermercados têm contratos muito mais rígidos, e compram em muito maior quantidade. Onde está a verdade?

Fonte

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também