Nova Realidade Virtual mostra às pessoas como é a morte!

Apesar das muitas coisas que a tecnologia e a ciência já nos deu, ninguém sabe realmente o que é experimentar a morte. Mas uma coisa é certa. Quem já esteve perto dela regressa com relatos interessantes como aperceberem-se da paragem do coração ou de verem os seus corpos de uma posição superior. Seja o que for que acontece a verdade é uma nova simulação de realidade virtual mostra às pessoas como é a morte.

Nova Realidade Virtual mostra às pessoas como é a morte!

O artista Shaun Gladwell criou uma exposição que dá aos participantes uma simulação de fim de vida que vai desde a paragem cardíaca até à morte cerebral.

O funcionamento é relativamente simples. É lhe pedido que se deite numa cama falsa de hospital e que se ligue a um monitor do ritmo cardíaco. Aparentemente a simulação pode ser tão perturbadora que há pessoal especializado pronto para o retirar caso a situação fique demasiado desconfortável.

Marcus Crook, um local de Melbourne que também tem uma exposição perto do mesmo local, explicou como é realmente a experiência da morte através da realidade virtual.

@croom12

Its Actually pretty hectic. Doctors trying to revive you, vibrating bed and floating into space.

♬ original sound – Marcus Crook

Logo à partida ele diz que as pessoas que passaram pela experiência referem que isto causa muito pânico. Aliás tanto que se alguém estiver a ficar demasiado aflito só tem de levantar a mão para desistir.

Assim que uma pessoa se deita na cama e é ligado ao monitor cardíaco a experiência começa. Nessa altura a cama por vezes vibra e os médicos passam por cima de si. Nessa altura pode ver-se de cima ao mesmo tempo que tentam reanimá-lo. Claro que não vão conseguir. Depois flutua para fora do corpo, passando por eles para o espaço.

Tal como ninguém pode realmente saber como é morrer, ninguém pode realmente saber como é a experiência de realidade virtual. Isto a menos que esteja na Austrália e tenha coragem de a experimentar em pessoa.

Esta experiência está integrada no Melbourne Now, um enorme festival cultural na cidade australiana que apresenta mais de 200 artistas. Está disponível até Agosto.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também