Nos últimos meses, temos presenciado uma mudança no paradigma do mundo automóvel baseado em baterias, com as fabricantes a cortar nos preços dos automóveis já lançados, enquanto outras começaram a apostar forte e feio no desenvolvimento de carros mais amigos da carteira.
Sabe o porquê de todos estes desenvolvimentos? Tudo se deve ao preço do lítio, e de outros componentes críticos na produção das tão importantes baterias.
Carros elétricos vão ficar muito mais baratos. Saiba porquê!
Portanto, como deve saber, o lítio é basicamente o ouro do mundo mobile e agora também do mundo automóvel. Sendo parte integrante de qualquer aparelho eletrônico, ou carro, que tenha como base uma bateria de grandes dimensões. Curiosamente, é algo que temos muito em Portugal, mas por ser de difícil extração, e nefasto para tudo à sua volta, tem sido um pouco complicado começar o processo, que para muitos especialistas, é quase uma impressora focada apenas e só na impressão de dinheiro.
Dito isto, até 2022, muito graças ao impacto da pandemia na procura, e também impacto do aumento dos custos de mineração e transporte, o preço deste componente aumentou de forma absolutamente incrível.
Bem, em 2023 as coisas estão a inverter! O lítio, contra todas as expetativas, está a ficar mais barato!
O que significa isto? Bem, o preço dos veículos elétricos já está a baixar, e pode vir a baixar muito mais nos próximos tempos, ao mesmo ritmo que o custo da matéria prima também vai baixando.
Afinal de contas, o preço do lítio já caiu qualquer coisa como 20%, sendo acompanhado por outros componentes críticos, como o Cobalto (baixou 50%) e o Cobre (baixou 20%).
São mudanças muito positivas para o mercado! Mas que de forma bastante curiosa, estão a chocar alguns analistas. Afinal de contas, muitos especialistas estavam a contar com uma manutenção aumento dos preços durante pelo menos metade de 2023. Mas não, com o aumento de número de minas em várias regiões do globo, com o apoio de vários governos começam a apostar no lítio, para tentar contrariar o monopólio Chinês, os preços começaram mesmo a baixar.
Um excelente exemplo de tudo isto, é o corte de preço de mais ou menos 10% em todos os automóveis Tesla. Uma queda de preços que mais tarde ou mais cedo vai chegar a todo o mercado elétrico.
Especialmente porque ao que tudo indica, a procura não está a ser tão alta como o esperado na Europa. Por isso, o Lítio pode vir a descer ainda mais. Muita coisa boa está finalmente a acontecer!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!