Memória: fabricantes de smartphones enganam os clientes?

Vi um tópico recentemente num fórum bastante conhecido onde uma pessoa referia que os fabricantes de smartphones enganam os clientes quando se trata de questões de memória. De facto, esta é uma questão realmente importante para a maioria dos utilizadores. É que compramos um equipamento que vem com bastante memória e quando vamos ver temos muito pouca disponível. Isto leva-nos a perguntar para onde vai a memória nos smartphones Android. De facto, embora pareça simples, existem muitos fatores que a condicionam. Afinal qual a razão para o seu smartphone Android ter menos memória do que a anunciada? Os fabricantes andam a enganar alguém ou a culpa é do sistema operativo?

Android: aparece menos memória que a anunciada?

A memória RAM de um smartphone é onde as aplicações em execução vão colocando os seus dados. De uma forma simples isto significa que quanto mais memória um smartphone tiver mais aplicações é possível correr sem ele atrasar. No entanto as coisas não são assim tão simples. É que a RAM presente no smartphone já está a ser utilizada mesmo antes do sistema operativo arrancar.

memória smartphones Android

A forma como se utiliza a memória

O Kernel. O Android corre por cima de um kernel Linux. É na prática o coração de tudo. Este kernel está armazenado num tipo de ficheiro comprimido que é extraído diretamente na memória RAM durante a sequência de arranque. Esta memória reservada acomoda o kernel, os controladores e os módulos de kernel que controlam o hardware e outros aspetos do sistema operativo.

Um disco de RAM para ficheiros virtuais. Alguns ficheiros e pastas que estão na árvore de ficheiros não são reais. São pseudo ficheiros escritos no arranque que contêm coisas como os níveis de bateria e informações relacionadas com a velocidade do processador. No sistema operativo Android toda a pasta /proc consiste neste pseudo sistema de ficheiros.

Google Chrome grande novidade, Dark Mode Chrome 79, pesquisar no Android, memória smartphones Android, memória smartphones Android

Informações sobre a rede. Provavelmente não sabe mas os dados sobre o IMEI e as definições de rádio estão na memória NVRAM que não se apaga quando desligamos o nosso smartphone. No entanto eles são transferidos para a memória RAM juntamente com o software necessário para o modem funcionar. Escusado será dizer que é reservado espaço na memória RAM para acomodar isto tudo.

Placa gráfica. A gráfica do smartphone necessidade de memória para funcionar. Trata-se de memória VRAM e todos os equipamentos utilizam processadores gráficos que não têm memória dedicada. Assim há uma determinada quantidade de memória RAM alocada para isto.

Entretanto com tudo isto tratado, o que sobra de memória RAM no smartphone fica para o equipamento funcionar e correr apps.

Assim é por tudo o que referi acima que a memória disponível para o sistema nunca é aquela das características do equipamento. Claro que ela está lá na totalidade. No entanto é também para outras coisas.

Ou seja, os fabricantes de smartphones não andam a enganar os clientes!

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também