Estão a ouvir as conversas no seu smartphone? Veja já!

Estão a ouvir as conversas no seu smartphone? Apesar de algumas entidades poderem escutar legalmente o nosso telemóvel na maioria dos casos isto não acontece. O que é possível sim é que outras pessoas tenham arranjado forma de entrarem na nossa vida privada e estejam a ouvir tudo aquilo que dizemos ou fazemos com o smartphone. Ou seja, para além de ouvirem as chamadas podem ver o nosso email, mensagens e até alterarem informações. Veja como pode descobrir se é o seu caso ou não.

Estão a ouvir as conversas no seu smartphone? Veja já!

Problemas de bateria

Antes de o iOS e o Android se tornarem populares, os problemas com a bateria eram sinal de uma escuta telefónica. As baterias quentes continuam a ser uma preocupação no que diz respeito aos smartphones. Mas porquê? A utilização de inúmeras apps tornam o smartphone mais quente, embora isso não seja suficiente para causar danos. Ou seja, uma bateria mais quente não significa por si só que o seu smartphone esteja sob escuta. No entanto, se na lista de aplicações mais utilizadas estiver uma de que nunca ouviu falar e que na realidade até está a consumir bastantes recursos então a situação é outra.

bateria, carregamento rápido, smartphone sob escuta

Assim monitorize o seu smartphone. Lembre-se quais as aplicações que utilizou e como afetam a sua bateria. Se estiver sempre com pouca bateria, apesar de não usar o smartphone assim com tanta frequência, é um sinal demasiado estranho para ignorar.

Aumento no consumo dos dados

Há muitas aplicações que gastam bastantes dados. No entanto de certeza que quase todos os meses gastamos mais ou menos o mesmo tráfego.

Se esta quantidade aumentar drasticamente, temos de perceber exatamente o porque. Se não conseguirmos encontrar a razão, pode ser que uma terceira pessoa esteja a interceptar as nossas mensagens e chamadas.

Não nos podemos esquecer que o software malicioso utiliza os nossos dados para enviar informações recolhidas para uma fonte externa. Assim se tiver alguma destas coisas no seu smartphone o volume de dados vai mesmo aumentar.

Publicidade e apps indesejadas

É verdade que com o passar do tempo nos esquecemos de metade das coisas que estão no nosso smartphone. No entanto é imperativo que saibamos algumas coisas. Ou pelo menos que consigamos reconhecer aquilo que está no nosso smartphone e que nunca vimos em lado nenhum. Se não se lembra de ter instalado uma app que está no seu telemóvel é provável que seja malware.

smartphone sob escuta

Problemas de desempenho

Quanto mais dados e recursos são usados, mais lento fica o dispositivo. Especialmente se for um app de escuta acredite que o impacto no smartphone é realmente significativo.

Mensagens estranhas

Não pode ignorar nenhum sinal. O que pode parecer spam ou uma simples chamada para um número errado pode ser um alerta de que algo está mal.

Telegram e WhatsApp pago podem fazer SMS voltar em força!, smartphone sob escuta

Sinais de alerta incluem mensagems aleatórias com dígitos, letras e símbolos. Podemos pensar que são erros mas na realidade são comandos a serem transmitidos.

Esteja atento a qualquer atividade que não reconheça. Veja as cadeias de mensagens, os perfis das redes sociais e verifique a sua pasta e caixa de saída. Se não se lembra de enviar algo, desconfie.

Encaminhamento de chamadas

Isto é talvez das coisas mais importantes que pode fazer. Verificar se as suas chamadas estão a ser encaminhadas para algum lado.

Se estiver num smartphone Samsung pode ir ao teclado da app de telefone e escrever *#21*. Depois tem de carregar no botão de efetuar chamada.

Nessa altura surge uma janela que mostra informações alusivas às chamadas. Nomeadamente se há reencaminhamento. No caso de outros smartphones o comando pode ser *#67# ou *#62#.

Se houve reencaminhamento de chamadas pode resolver facilmente o problema. É só escrever o comando ##002# e pressionar o símbolo de estabelecer ligação. O problema deverá ficar resolvido.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também