Android: este é o truque que resolve os grandes problemas!

A Internet está cheia de truques e soluções para recuperar o nosso smartphone Android. Isto quando ocorrem determinados problemas que não estão propriamente relacionados com hardware. A questão é que na maioria das vezes esses truques não funcionam. Assim andamos a instalar aplicações milagrosas ou a fazer alterações que acabam por não resolver nada. Depois lá vai o smartphone para a assistência técnica quando na realidade não existia necessidade de estarmos a gastar dinheiro. De facto, quando os problemas são sérios e em muitos casos até parecem uma avaria dos próprios componentes são normalmente resolvidos de uma forma. E não, não envolve atirar o telemóvel ao chão. Vamos dizer-lhe qual a solução e qual o tipo de problemas que normalmente são resolvidos deste modo.

Android: este é o truque que resolve os grandes problemas!

Existem muitos problemas nos smartphones que normalmente atribuímos ao hardware mas que na realidade são causados por software. Curiosamente isto é o que acontece com muitas situações a envolverem a bateria do smartphone.

Problemas com a bateria

Quando uma bateria que sempre carregou rapidamente, num smartphone que até não é assim tão antigo, deixou de o fazer muitas pessoas atribuem isto a uma bateria com problemas. No entanto a verdade é que a bateria pode não ter qualquer problema. Pessoalmente já tive esta situação com dois smartphones de marcas diferentes. Tinha carregamento super rápido e passaram apenas a ter carregamento rápido. Primeiro investiguei se haveria algum problema com a porta ou com a própria bateria mas acabei por descobrir que era apenas software.

baterias

O mesmo quando a bateria se gasta rapidamente e não parece existir uma causa plausível.

Qualidade de som nas chamadas

Mas há outros problemas que parecem ser de hardware e que na maioria dos casos estão relacionados com software. A questão do som nas chamadas. Muitos problemas de software provocam falhas nas chamadas que normalmente estão mais relacionados com a qualidade do áudio.

Android: como descobrir se uma aplicação é falsa!, android localizar smartphone desligado,

Sensor de proximidade

Outra situação que infelizmente acaba por ser algo comum para vários utilizadores é quando o smartphone não desliga o ecrã durante as chamadas o que pode dar origem a muitos problemas. De facto, podemos estar a comunicar e com a cara começarmos a marcar números ou a ligarmos pra outras pessoas. Aliás esta é uma das queixas recorrentes de muitos utilizadores, sobretudo daqueles que têm os smartphones mais antigos.

Embora em alguns casos isto possa estar relacionado com sujidade no sensor de proximidade que está localizado na parte frontal em muitos casos deve-se ao software. É por isso que várias pessoas acabam por recorrer ao sensor de proximidade para o desativar sem necessidade nenhuma.

Ficheiro do sistema ou aplicação corrompida

Por vezes e com a utilização do smartphone no dia a dia algo pode ficar corrompido. Nessa altura começamos a ter problemas estranhos no smartphone. As aplicações encravam, o smartphone bloqueia do nada, entre muitas outras coisas. É verdade que podemos utilizar algumas aplicações para este tipo de limpezas. No entanto quando se tratam de algumas funções relacionadas com o próprio sistema não vão funcionar.

É aqui que entra o truque para Android que pode ajudar a resolver tudo. É verdade que tem um senão que é darmos um pouco de trabalho a repor algumas coisas. Mas faz realmente maravilhas e felizmente resolve muitos problemas.

Android: a função repor dispositivo

Repor dispositivo é na prática voltarmos a colocar o smartphone como se tivesse saído de fábrica. Ou seja, tal como estava o equipamento antes de chegar às nossas mãos. Muitas pessoas recorrem a isto para resolver problemas e de facto algumas situações são realmente ultrapassadas. Isto também é algo a que deve recorrer se for vender ou dar um equipamento a alguém. Tudo para que ninguém deite a mão às suas informações.

Android: como descobrir se uma aplicação é falsa!, android localizar smartphone desligado
Smartphone da Samsung

O repor o dispositivo é tal e qual como colocar o seu smartphone numa máquina do tempo. Após a conclusão do processo, o dispositivo estará exatamente como quando era novo. É claro que a reposição só se aplica ao software. Ele não pode consegue reverter quaisquer defeitos de hardware.

Mas como tudo funciona?

Quando adquirimos um novo dispositivo como um computador, tablet ou smartphone, ele vem pré-carregado com uma “camada base” de software. Nele está o sistema operativo, algumas aplicações e ficheiros, etc. Quando o começamos a utilizar é que vamos colocando as nossas coisas.

Android repor dispositivo

Escolher repor o dispositivo é voltar a essa camada base.

É possível recuperar os dados depois de repor o dispositivo?

Os sistemas operativos deixam bem claro que a reposição do dispositivo não pode ser desfeita. Mas e se perder algo de que não se lembrou?

Na verdade, a recuperação de dados após uma redefinição de fábrica é normalmente impossível. No entanto se tiver uma cópia de segurança a conversa é outra. Aí já será possível.

É perigoso repor o dispositivo muitas vezes?

É uma pergunta legítima se apagar e substituir dados repetidamente pode causar danos ao seu dispositivo. A boa notícia é que isso não é realmente algo com que tenha de se preocupar. Tecnicamente, não há limite para quantas vezes pode repor o seu smartphone Android.

É verdade que uma redefinição de fábrica afeta a memória física do dispositivo. É onde os dados que estão a ser apagados e escritos são armazenados. Esse ciclo repetido pode prejudicar a memória, mas seria necessário um número louco de reposições para  ter problemas.

Seja como for no caso dos problemas acima que não parecem resolver-se com mais nada é sem dúvida o melhor truque para Android.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também