NVIDIA apostou num novo padrão, mas agora diz que… Não?

Muito foi dito acerca do novo conector 12VHPWR nos últimos meses, sendo este o novo padrão, e gold standard, da ligação de uma qualquer placa gráfica à fonte de alimentação do seu PC. Afinal de contas, por aqui é possível passar um máximo de 600W! É o conector de referência das RTX 4090 e RTX 4080! Porém, após alguns problemas, tudo indica que a NVIDIA vai optar pelo uso dos velhos conectores PCIe de 8 pinos.

NVIDIA apostou num novo padrão, mas agora diz que… Não?

Portanto, ao que tudo indica, para a RTX 4070 que deve estar prestes a chegar ao mercado, a NVIDIA vai dividir o lançamento em duas versões. Uma capaz de ir aos 225W de TDP, com um conector 12VHPWR, e depois, versões mais simples de 200W de TDP, potenciadas por conectores típicos PCIe de 8 pinos.

Ou seja, a partir da RTX 4070 mais fraca, todas as placas gráficas da gama RTX 40 deverão usar os velhos cabos, em vez do novo padrão que deveria ser revolucionário. É uma estratégia que até faz sentido, visto que os consumidores mais orientados à qualidade/preço não têm grande interesse na compra de uma fonte com suporte ao conector PCIe 5.0. Ainda assim, se é para se implementar um novo padrão, tem de ser em tudo! Nem que isso implique o uso de adaptadores, por muito maus ou bons que estes sejam. Assim temos algo que não é carne, e que também não é peixe. Aliás, até parece que a NVIDIA está a perder fé no conector, depois dos vários problemas que teve de resolver nas suas placas mais poderosas.

Entretanto, é preciso salientar que a RTX 4070 deve chegar ao mercado algures entre o dia 11 e dia 13 de Abril. Infelizmente o preço vai ser assustador… Mas… Não começa já a ficar habituado?

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também