Mercado dos wearables vai voltar a crescer em 2023

A IDC, a conhecida empresa de análise de mercado, avançou com uma boa notícia para os fabricantes de wearables em 2023. É que este ano o mercado destes dispositivos deve voltar a crescer. Isto depois da contração que ocorreu em 2022. Não é propriamente uma surpresa dado que existe uma procura crescente por smartwatches e não só. No entanto muitas pessoas esperavam que as condições económicas atuais criassem problemas ao mercado da tecnologia em geral. No entanto, felizmente, as condições parecem ser outras.

Mercado dos wearables vai voltar a crescer em 2023

Embora o primeiro trimestre de 2023 não tenha sido muito bom com um declínio anual esperado nos envios, o resto do ano deverá ajudar o sector a atingir um crescimento de 6,3% em relação ao ano anterior. Isto com os envios para distribuição previstos a atingirem 442,7 milhões de dispositivos.

Mercado dos wearables 2023

Alguns dos problemas que os wearables estão a sofrer neste momento são o excesso de inventário que está a causar problemas nos envios e os preços médios de venda. No segundo semestre do ano, a IDC espera que estes problemas desapareçam e que o crescimento regresse. Entretanto assim que o crescimento se começar a fazer sentir, espera-se que dure pelo menos até 2027. Isto é outra grande notícia. Em números a IDC diz que até 2027, os envios mundiais atingirão 644,5 milhões com um crescimento anual composto de 5,4%.

galaxy watch, Mercado dos wearables 2023

Lembro que ao contrário do que muitas vezes achamos o mercado de wearables envolve mais coisas do que smartwatches. De facto, incluem-se também nesta categorias os auriculares e as smartbands. Isto apenas para referir alguns.

Entretanto por curiosidade faz ideia de quais os wearables mais procurados e até os que terão mais crescimento este ano? Se disse auriculares então acertou. Logo a seguir estão os smartwatches. Para estes números têm contribuído muito os earbuds e inclusivamente os mais baratos que acabam por se vender como pãezinhos quentes.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também