Samsung vai apostar forte e feio nas baterias sólidas!

Se tivesse de apontar para um componente, dentro de um smartphone, que acha ter evoluído pouco ao longo do tempo, qual seria? Provavelmente a bateria! Afinal, é aqui que a grande maioria dos consumidores concentra as suas queixas, pelo simples facto de ser complicado encontrar um smartphone, no mercado atual, capaz de aguentar mais que um dia de utilização normal.

Isto não se deve apenas à falta de evolução no mundo das baterias, mas também ao aumento muito significativo nos níveis de performance destes mesmos aparelhos. Já reparou na quantidade de coisas que faz no seu smartphone, dia após dia? Pois bem, ainda assim, a verdade é que existem vários desenvolvimentos na indústria, e ao que tudo indica, a Samsung vai ser uma das primeiras a apostar em uma das tecnologias com mais potencial.

Samsung vai apostar forte e feio nas baterias sólidas!

s23

Portanto, como deve saber, os smartphones são normalmente baseados em baterias de iões de lítio, ou então polímero de lítio, tecnologias que têm desvantagens e limitações que todos nós conhecemos. Sendo exatamente por isso que a Samsung vai apostar no próximo nível, ou seja, vai apostar nas baterias Solid State, em bom Português, baterias em estado sólido. Como assim?

Bem, a gigante Sul Coreana já foi capaz de registar 14 patentes à volta da tecnologia, e ao que tudo indica, já está a desenvolver smartphones protótipo para a levar para o mercado. Os primeiros smartphones com a tecnologia estão prestes a chegar.

Antes de mais nada, o que é uma bateria de estado sólido?

Isto significa, antes de mais nada, baterias mais pequenas, mais leves, e mais compactas, com a mesma exata capacidade, e potencial para carregamentos mais rápidos. Ou seja, as fabricantes podem começar a jogar com o facto de terem mais espaço disponível no corpo dos aparelhos, para outros componentes. Ou então, utilizar o espaço livre para meter baterias com maior capacidade de armazenamento.

Quando é que vamos ver esta tecnologia no mercado? 

Está para breve, porém, não vai acontecer já com os próximos dobráveis, ou sequer com o Galaxy S24. Apontaria para 2025.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também