Aeroporto de Lisboa: Dê a sua opinião! (e leia as outras)

O tema do novo Aeroporto de Lisboa é algo que tem dado que falar nos últimos anos, especialmente nos últimos meses de 2022, e primeiros de 2023. Porém, caso não saiba, já andamos nesta lenga-lenga da construção de um novo aeroporto há mais de 50 anos, sendo este um “importante problema nacional”, que nos custa dinheiro todos os dias, desde 1969.

Infelizmente, o aumento da capacidade aeroportuária da Região de Lisboa tem sido um problema cheio de avanços e recuos, mas que muito honestamente, teima em sair do mesmo sítio. Tem dúvidas destes 50 anos de dúvidas? Pois bem, este é um assunto que já foi analisado pelo poligrafo! É incrível, mas andamos há mais de 53 anos a falar disto. (Link)

Como deve saber, existem várias “soluções” em cima da mesa, como é o caso da OTA, do Montijo, ou até um possível aeroporto em Alverca, ou em Alcochete. Mas… Qual é a sua opinião acerca deste assunto? Pois bem, vamos falar acerca de um novo portal que quer saber a sua opinião, e vamos também meter à mistura a opinião de um especialista “nosso”, o Eng. Filipe Pena, Consultor Aeronáutico.

Novo Aeroporto de Lisboa: Já pode dar a sua opinião!

aeroporto

Portanto, se quiser dar a opinião acerca do novo aeroporto da região de Lisboa, ou quiser ler a opinião de outras pessoas como você, nada melhor que aceder ao website https://aeroparticipa.pt/. O que é isto?

É um sítio na Internet que tenta fugir um pouco aos estudos técnico-científicos, que obviamente nos dão factos e evidências, mas que falham em ir de encontro a uma explicação mais simples, mais terra à terra. Vamos ver as opiniões de especialistas, de fanáticos, e até de utilizadores comuns que gostam de fazer a sua viagenzinha casual. São opiniões menos importantes? Nem por isso.

As opiniões estão divididas em vários subtemas, como a Localização, os Modos de Transporte, a utilização, o sobrevoo sobre cidades, ambiente, e até o que fazer com os atuais terrenos do aeroporto Humberto Delgado.

Entretanto, como fator de comparação, vamos aproveitar a opinião do Eng. Filipe Pena, que tem uma forma de ver as coisas muito simples, e fáceis de passar para si, o leitor. Em suma, o novo Aeroporto da região de Lisboa não pode ser uma solução a curto prazo (10~20 anos), tem de ser algo com foco no futuro, na expansão da cidade, e na verdade, de todo o nosso pais.

Quer ler a opinião do nosso Especialista? (Fala sobre as muitas propostas em cima da mesa!) Aeroporto de Lisboa – Campo de Tiro de Alcochete como futuro NAL

Como é agora inegável, o atual aeroporto Humberto Delgado tem uma capacidade limitada, que pode e tem levado a atrasos e congestionamentos, isto já para não falar das muitas limitações no campo de uma futura expansão.

É uma infraestrutura que já sofreu tantas modificações, e que já foi puxada ao máximo das suas capacidades, que infelizmente, já não oferece qualquer qualidade de serviço ao passageiro, ou forças trabalhadoras no local. Isto é algo que se tem vindo a refletir nos recentes estudos da ACI ou Skytrax.

Aeroporto dentro da cidade é conveniente?

Sim, mas… Apesar da “conveniência” para alguns em ter um aeroporto perto, ter uma infraestrutura como esta dentro de uma cidade como Lisboa afeta milhões de pessoas, todos os dias, com poluição sonora, trânsito, e claro, é sempre necessário ter em conta o eventual (pequeno mas existente) risco associado caso ocorra algum acidente.

Dito tudo isto, um aeroporto não deve ser planeado a 10 ou 20 anos. É uma infraestrutura duradoura, e que acima de tudo deve ter capacidade de expansão mediante a sua necessidade operacional.

Onde?

As atuais propostas de Montijo, Alcochete ou eventualmente Sintra, não representam mais valias para uma futura expansão. Afinal, são opções limitadas operacionalmente (não permitem operar aviões na sua máxima performance) criando prejuízo para as empresas e companhias.

Na minha opinião, Santarém e Alcochete são atualmente duas opções que servem ao país, porque podem trazer uma projeto de raiz onde se pode usar materiais mais eficientes, trazer benefícios econômicos para a região, e acima de tudo, existe a possibilidade (como é normal em todos os aeroportos) de o construir de forma faseada, havendo assim espaço para a sua expansão ao longo dos anos.

Porém, a solução de Santarém, apesar de ser um projeto que poderia ser interessante no papel, vai afetar mais comunidades naquela região (existem mais aldeias) e destruir atuais campos agrícolas. Desta forma acredito que o NAL deve ser construído onde inicialmente foi planeado e ambientalmente aprovado, no Campo de Tiro de Alcochete.

Afinal, a construção de um novo aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete, situado na margem sul do rio Tejo, poderia trazer vários benefícios para Portugal, como:

  • Maior capacidade: O Aeroporto Humberto Delgado já está operando no limite de sua capacidade e não há espaço suficiente para expansão. Um novo aeroporto em Alcochete poderia oferecer uma capacidade maior para atender às demandas futuras de passageiros e carga.
  • Aumento do turismo: Um novo aeroporto em Alcochete poderia aumentar o número de visitantes em Portugal e, consequentemente, impulsionar a economia local. O aeroporto poderia atrair novas companhias aéreas e rotas, melhorando a conectividade aérea com outras cidades europeias e internacionais.
  • Melhor acessibilidade: O Campo de Tiro de Alcochete fica próximo à cidade de Lisboa e tem fácil acesso a rodovias e ferrovias. O que tornaria o novo aeroporto facilmente acessível para passageiros e cargas. Ficaria perto da A13 (pessoas vindo da A1, A2 ou A6), fácil expansão da IC13 (projeto iniciado, mas não finalizado), a terceira ponte sobre o Tejo será uma realidade. Seja com aeroporto ou não por isso faz todo o sentido planear ferrovia ligando Lisboa ao futuro aeroporto nesta zona como inicialmente planeado.
  • Impacto ambiental limitado: Ao contrário de outras opções de localização de aeroportos, como o Montijo. Alcochete é uma área menos densamente povoada, o que minimizaria o impacto ambiental da construção do novo aeroporto.
  • Criação de empregos: A construção de um novo aeroporto em Alcochete criaria novos empregos na região. Tanto durante a fase de construção quanto durante a operação do aeroporto.
Vale ainda a pena salientar que o aeroporto de Alcochete não é tão caro como as pessoas pintam.

Aliás, é muito provável que fique mais barato a médio/longo prazo. Visto que apresenta maiores potencialidades de uso. Isto, comparativamente ao investimento em infraestruturas que daqui a 10 anos estarão obsoletas (ex: Montijo), e que apenas servem para poupar dinheiro ao atual operador.

Em suma, Alcochete é um projeto faseado! Sendo o investimento progressivo à medida que vai gerando mais valias e necessidades operacionais. Na verdade, como acontece com qualquer aeroporto no mundo. As acessibilidades são aquelas que no passado já tinham sido planeadas, porém nunca iniciadas por má gestão.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? É um tema interessante? Qual é a sua opinião? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

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Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

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