O Grupo Volkswagen tem aproveitado este início de 2023 para revelar muitos dos seus planos para o médio/longo prazo, com muitos projetos interessantes dentro da eletrificação de todas as suas marcas. Mas, no panorama geral da coisa, é inegável que um dos planos mais interessantes passa pelo ID.2, mas também pelo futuro ID.1.
Afinal de contas, enquanto o ID.2 já tem uma versão anunciada na forma do ID.2 all, um veículo elétrico extremamente interessante, a começar nos 25 mil euros. O ID.1 vai ser o primeiro veículo elétrico, com especificações realmente interessantes, criado para as massas. Sim, estamos a falar de um elétrico VW a começar nos 20 mil euros.
Carros elétricos a 20 mil euros? É o grande objetivo!
Portanto, como deve saber, andamos a ouvir falar de elétricos incríveis a 40 mil euros, 30 mil euros, etc… Há vários anos. Aliás, se bem se lembra, o extremamente popular Model 3 da Tesla foi originalmente pensado como um modelo ‘budget’ na altura do seu lançamento. Na verdade, nas suas versões mais base, até se está a aproximar esse objetivo, porém, a verdade é que 40 mil euros é um preço ainda demasiado para as massas.
Sendo exatamente por isso que várias fabricantes estão a apostar todas as fichas no desenvolvimento de plataformas mais simples, mais eficientes, mas ainda assim extremamente interessantes.
Uma das fabricantes que mais tem apostado nesta estratégia é inegavelmente a Volkswagen, que já afirmou publicamente ter o grande objetivo de meter carros a 25 mil euros no mercado até 2025, com um segundo objetivo potencialmente mais importante, de logo a seguir a essa meta, lançar um outro automóvel também ele 100% elétrico, a começar nos 20 mil euros.
Tem a noção daqui que é um automóvel elétrico, decentemente equipado, com uma boa autonomia, a 20 mil euros? Hoje em dia, por este valor, é quase impossível comprar um Golf semi-novo, mesmo na sua versão base.
Pois bem, como é óbvio, a grande maioria dos componentes, e também a própria filosofia de design, vai ser ser partilhada com o futuro ID.2, como forma de reduzir os custos. Porém, também existirão versões semelhantes para as marcas CUPRA e Skoda.
Algo que a VW vai aproveitar em pleno para ganhar o domínio do mercado automóvel elétrico na Europa nos próximos anos.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!