Exynos 2300 está vivo e tem uma configuração interessante!

Os utilizadores do ecossistema que tem como base os smartphones Samsung Galaxy S, estão satisfeitíssimos com a decisão da gigante Sul Coreana de usar apenas e só processadores Qualcomm Snapdragon, que na verdade até são uma versão exclusiva, capazes de chegar a velocidades superiores, sem aquecer tanto.

No entanto, isso não significa que não exista um SoC Exynos 2300 pronto a ser lançado, caso exista essa necessidade. Aliás, processadores não só existe, como até parece ser uma evolução bastante interessante face aquilo que tivemos a oportunidade de ver no ano passado.

Curiosamente, o Exynos 2300 parece ser a base para o processadores Tensor G3, que deverá dar vida aos próximos smartphones Google Pixel.

Exynos 2300 está vivo e tem uma configuração interessante!

exynos, s22

Portanto, chegou agora à Internet nova informação acerca de um SoC com o nome de código ‘Quadra’, desenvolvido pela Samsung. Com alguns rumores a apontar para o seu uso em alguns smartphones topo de gama da fabricante Coreana. Que smartphones poderão ser estes? Eu diria que um dos candidatos é sem qualquer tipo de dúvida o S23 FE que aparentemente está confirmado para o final do verão.

Além deste aparelho curioso, o SoC também pode e deve ser o alvo para o próximo grande lançamento da Google, que não deverá ser apenas focado em smartphones normais, também existem indícios de que a gigante da pesquisa vai aproveitar o ano de 2023 para lançar o seu primeiro dobrável, o Pixel Fold. Um aparelho que vai precisar de mais poder de processamento, e como tal, seria a altura indicada para aproveitar todo o desenvolvimento que foi investido no Exynos 2300.

Dito isto, o Exynos 2300 parece ter uma configuração 1 + 4 + 4.

Ou seja, um super núcleo acompanhado por 4 núcleos focados de performance, e por fim, outros 4 núcleos focados na eficiência energética. O Super Núcleo deve ser um Cortex-X3 a 3.09GHz, os quatro núcleos rápidos devem ser núcleos Cortex-A715 a 2.65GHz, e claro, 4 núcleos Cortex-A510 a 2.1GHz. O GPU parece ser um Xclipse 930, ou seja, uma evolução daquilo que vimos no ano passado, sendo baseado na arquitetura gráfica AMD RDNA2.

No geral, parece que a performance deste SoC é muito similar à do Snapdragon 8 Gen2. Isto com a vantagem da produção ‘in-house’! O que claro está, significa ser muito mais amigo da carteira (da Samsung), face aos processadores da Qualcomm, produzidos nas linhas da TSMC.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Acha que a Samsung devia apostar no seu mais recente Exynos? Ou a aposta na Qualcomm é a melhor decisão? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também