(Ensaio) Mazda CX-60: Qualidade! Muita qualidade!

O nosso ensaio ao CX-60 foi um dos que mais me impressionou neste novo ano de 2023. É um SUV aparentemente banal, como todos os outros, mas que rapidamente nos conquista com estilo, e uma incrível qualidade de construção, e talvez mais importante que tudo isto, uma grande atenção ao detalhe.

De forma muito resumida, o exterior é capaz de conquistar qualquer tipo de entusiasta, e o interior é pura e simplesmente a cereja no topo do bolo.

É um carro espaçoso, robusto, mas ainda assim, capaz de passar um feeling de velocidade e dinâmica. Curiosamente, é também a primeira grande aposta da Mazda no mundo dos veículos Plug-In, com a o CX-60 a contar com um motor a gasolina de 2.5L, acompanhado por um motor elétrico e uma bateria de 17.8kWh.

Tudo junto significa um total de 327 cavalos, numa motorização 2.5L e-SKYACTIV PHEV capaz de levar todo o seu poder para as 4 rodas através de uma transmissão de 8 velocidades. Uma motorização que também é capaz de lhe oferecer qualquer coisa como 100 quilómetros de autonomia pura elétrica, em percursos citadinos.

Quer saber mais?

(Ensaio) Mazda CX-60: Qualidade! Muita qualidade!

Portanto, caso não saiba, este é o primeiro SUV de luxo da fabricante, algo muito curioso, porque a Mazda costuma apostar em todos os segmentos de mercado, com opções para todos os gostos e carteiras.

Ainda assim, apesar de uma primeira aposta no segmento, CX-60 é sem dúvida alguma uma aposta vencedora da Mazda, visto que a atira para um mercado mais premium, com muita concorrência, mas com boas armas para convencer os condutores interessados num bom SUV, a um preço ligeiramente mais baixo.

Além de um preço comparativamente mais baixo face às opções mais populares das gigantes Alemãs, o equipamento padrão é também bastante generoso! Isto até na versão mais base do CX-60. É um automóvel, que em qualquer versão, vai ser sempre capaz de passar um feeling super premium para as mãos dos condutores, bem como para os restantes passageiros.

Condução no dia-a-dia

Esta é uma nova plataforma para a Mazda, sendo a primeira a permitir brincar no mundo dos automóveis Plug-In. Uma combinação de sucesso, porque o CX-60 não só é capaz de se mascarar de automóvel desportivo, como também é capaz de lhe proporcionar uma poupança séria de combustível, com uma autonomia real capaz de tocar nos 100 quilómetros.

Claro que não temos aqui a mesma condução dinâmica de um qualquer outro Mazda mais leve e mais ágil, ainda assim, temos aqui uma experiência de condução inegavelmente superior a outros automóveis similares, mesmo tendo em conta as quase duas toneladas de peso deste modelo.

0 aos 100?

Temos aqui uma aceleração séria, com o CX-60 plug-in a capaz de chegar aos 100 quilómetros por hora, a partir de uma posição estacionária, em qualquer coisa como 5.5~6s.

Consumos?

Isto vai sempre depender da sua gestão da bateria, capaz de oferecer até um máximo de 100 quilómetros. Assim, em percursos curtos, vai gastar zero litros de combustível. Noutros percursos que já impliquem o uso do motor a combustão, pode fazer consumos de 2L, 3L, etc… Depende sempre da distância, e do peso do seu pé. Pode até chegar até aos 7L aos 100 quilómetros percorridos, se optar por uma condução mais dinâmica, onde temos de incluir autoestrada.

É um automóvel com dupla personalidade. Tanto pode proporcionar uma boa poupança de combustível. Como pode beber valores bastante mais altos, isto se quiser andar em velocidades também elas mais altas, para experienciar a mítica experiência de condução Mazda.

Interior e Espaço

O CX-60 é um automóvel bonito, mas o que realmente me impressionou foi mesmo a qualidade do seu interior. Os acabamentos são dos melhores que tenho visto em teste. Uma boa surpresa!

Vale ainda a pensa salientar que até o modelo mais base traz um ecrã de 12.3”, bancos aquecidos, volante aquecido, etc… Existem ainda opções para equipar o veículo com um sistema de som Bose, rodas de 20”, bancos elétricos, entre muitas outras coisas.

Conclusão

Em suma, o CX-60 é um automóvel impressionante! Capaz de mostrar tudo aquilo que a Mazda é capaz de oferecer nas gamas mais altas do mundo automóvel. É também um automóvel que para além de estilo, é também capaz de oferecer conforto! Isto já para não falar de muito espaço de arrumação para si e para a sua família.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

O nosso ensaio ao CX-60 foi um dos que mais me impressionou neste novo ano de 2023. É um SUV aparentemente banal, como todos os outros, mas que rapidamente nos conquista com estilo, e uma incrível qualidade de construção, e talvez mais importante que...(Ensaio) Mazda CX-60: Qualidade! Muita qualidade!