O Google Maps alegadamente enviou um estudante à procura do endereço de um centro de exame para um lugar diferente, fazendo-o reprovar. Dito isto ele acabou por chegar ao local cerca de 27 minutos atrasado, mas não foi autorizado a fazer o exame. Assim se isto lhe acontecer pode tentar dizer que a culpa foi do Google Maps.
Atrasado para as aulas? Agora a culpa é do Google Maps!
O estudante alega que o Google Maps o enviou para um endereço completamente diferente, onde não existia nenhum centro de exames. Ele parou a sua moto e pediu indicações aos locais, acabando por chegar ao local certo com 27 minutos de atraso.
De acordo com as regras do exame, ele não foi autorizado a fazer o teste. Os estudantes não podem chegar atrasados, e depois das portas dos centros de exame estarem fechadas, ninguém mais pode entrar.
Se por um lado o Google Maps enviar uma pessoa para um lugar diferente pode ser uma desculpa para ser autorizado a fazer o exame, o incidente também assinala um problema crescente com a utilização das aplicações de navegação.
Os motoristas confiam cegamente nestas soluções quando as utilizam para encontrar o endereço para um local específico. Na maioria das vezes, as coisas são feitas com precisão. No entanto o menor erro de um mapa ou mesmo um erro a escrevermos o endereço pode levar-nos para um local diferente, por vezes no meio do nada.
Ao mesmo tempo, o Google Maps nem sempre pode estar 100% atualizado sobre o que está a acontecer na estrada. Como tal, pode dizer aos motoristas para usarem estradas fechadas ou caminhos que não são construídos para os seus veículos. Esta é a razão pela qual os condutores por vezes acabam presos em estradas onde os seus carros não cabem.
Se isto também lhe acontece com alguma frequência há algumas coisas que pode fazer.
Problemas a mostrar a localização correta
Um dos problemas com o Google Maps é o facto da aplicação não mostrar a localização exata. Assim pensamos que estamos numa rua e afinal estamos noutra diferente. De facto, já me deparei com vários condutores da Uber a queixarem-se disto. Felizmente existe uma forma de resolver esta situação.
Em primeiro lugar abra o Google Maps e selecione a imagem do perfil no canto superior direito. Depois carregue na opção definições. A seguir escolha a opção Definições Localização Google.
Depois clique em melhorar exactidão. A seguir ative a pesquisa de Wi-Fi e Bluetooth. Tudo isto é importante para melhorar a precisão.
A seguir há outra coisa que tem de fazer nas definições. Assim é carregar na opção Ver localização mais precisa.
Deste modo já vai ficar com um sistema de localização muito melhor.
Problemas a atualizar os dados do Maps
Esta é uma questão cada vez mais comum. Assim vários utilizadores queixam-se de que o Google Maps não atualiza os dados referentes aos mapas. Sobretudo quando andam na rua de um lado para o outro. O problema até é bastante simples de resolver quando esta função do Google Maps não funciona. Assim basta carregarmos na nossa fotografia de perfil, irmos a definições e depois desativarmos a função apenas Wi-Fi. Deste modo tudo ficará resolvido
.
Recalibrar o Google Maps
No Google Maps a nossa localização surge com um ponto azul. Se este ponto é demasiado grande então a Google pode estar com problemas em detetar a sua localização. Para fazer isto basta recalibrar.
Entretanto para o fazer Abra o Google Maps no seu smartphone.
Depois mova o smartphone no ar fazendo o número 8. Faça isto várias vezes. Verá que o ponto azul fica mais pequeno quando fizer isto e a localização surge com muito mais precisão.
Limpar a cache e os dados do Google Maps
Se nada do que referimos acima funcionou a última hipótese é mesmo limpar a cache e dos dados do Google Maps. É que são sempre armazenados alguns dados temporários que podem ficar corrompidos.
Atenção que assim que fizer isto o Maps não é apagado do seu dispositivo.
Assim abra a app de Definições do seu dispositivo Android.
Entretanto a seguir vá a Aplicações. Encontre a app Google Maps limpe a cache e o armazenamento.
Claro que pode também verificar a existência de atualizações para o Google Maps. No entanto na maioria das vezes a app encontra-se atualizada.
Entretanto o Google Maps está disponível na Play Store para Android e na App Store para iPhone.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!