Parece muito difícil mas a verdade é que é muito fácil pouparmos. Dito isto, se fizermos alguns ajustes na lavagem e secagem podemos poupar cerca de metade do dinheiro que estamos a gastar. É por esse motivo que se torna mesmo importante fazermos estas alterações. Sobretudo porque se considerar tudo o que podemos meter ao bolso ao final de um ano, vai perceber que vale realmente a pena! Estamos a falar de cerca de 360 Euros. Assim no que diz respeito à máquina de lavar consegue poupar metade do dinheiro.
Máquina de lavar: faça isto e poupa muito na conta da luz!
A Primavera está mesmo ao virar da esquina, o que significa que o tempo mais quente está a chegar. Com isto já vamos poupar no aquecimento das casas mas sobretudo podemos poupar também muito dinheiro na lavagem e secagem da roupa.
A escolha do programa
A configuração Eco é algo que está presente em muitas máquinas. Dito isto, promete reduzir a quantidade de água que a máquina utiliza e diminuir o consumo de energia. Isto com a vantagem de as roupas saírem perfeitamente limpas.
No entanto, a utilização da configuração Eco significa que a máquina está a trabalhar a uma temperatura mais baixa. Assim demorará mais tempo a limpar suficientemente uma carga.
Utilizar um programa económico e como tal fazer uma lavagem a temperaturas mais baixas utiliza entre 35% a 59% menos energia em comparação com um ciclo normal de temperatura quente. Apesar das poupanças incríveis, apenas cerca de cinco por cento das famílias é que o utilizam!
Em termos de valores o que vamos poupar utilizando a configuração Eco depende de vários fatores como o modelo específico da máquina de lavar roupa que utilizamos.
O lado negativo é sobretudo o tempo que perdemos. É que em vez de tudo ficar pronto numa hora e pouco, em alguns casos o programa pode chegar às três horas. Seja como for isto pode não ser um problema para a maioria das pessoas. É que a máquina de lavar pode estar a funcionar enquanto fazemos outras coisas.
Centrifugação dupla
Uma das formas mais eficazes de poupar muito dinheiro com a secadora é fazer logo uma alteração na máquina de lavar.
De facto tudo o que precisamos de fazer é repetir um determinado programa na nova máquina de lavar e já está.
Assim quando a roupa acabar de lavar repita o programa de centrifugação. Deste modo a roupa será novamente torcida e vai libertar mais de 50% da água que ainda restava. Ora o efeito prático disto é que quando retirar as roupas e as colocar dentro de casa elas vão secar muito rapidamente.
Entretanto há pessoas que levam esta dica ainda mais a sério e como precisam da roupa rapidamente tendem até a repetir a centrifugação pelo menos mais duas vezes. Claro que também o pode fazer. No entanto vai acabar por gastar mais energia. Assim para a maioria dos casos uma só vez é suficiente.
Separe bem a roupa quando a passar para a secadora
Muitas pessoas cometem o erro de tirar as roupas diretamente da máquina de lavar e depois colocá-las na máquina de secar.
Mas os especialistas avisam que este é um “grande erro” porque se as roupas não estiverem todas emaranhadas, a secadora terá de trabalhar muito mais para as secar.
E acrescentam: “Isto vai custar tempo e energia, o que significa faturas de energia mais elevadas e também aumenta o risco de danos tanto na secadora como na própria roupa.”
Em vez disso, antes de colocar a roupa na secadora, separe tudo.
Atenção à temperatura
É verdade que a máquina de lavar roupa está na lista dos equipamentos mais gastadores que temos na cozinha. No entanto é possível fazermos um simples ajuste que tem um grande impacto naquilo que poupamos na luz.
De facto, em alguns casos podemos estar mesmo a falar de poupanças significativas. Dito isto, a primeira coisa que temos de fazer é realizar um pequeno ajuste na temperatura da máquina.
Muitas vezes, há a crença comum de que, para que as roupas fiquem devidamente limpas, elas precisam de ser lavadas a uma temperatura superior a 40 graus.
No entanto, as máquinas de lavar roupa modernas, bem como as cápsulas de detergente atuais podem funcionar maravilhosamente a temperaturas mais baixas. Assim se optarmos por lavar a temperaturas mais baixas as lavagens podem ser enormes.
A melhor forma de lhe explicarmos quanto pode poupar é colocarmos esta questão em percentagens. Ora de acordo com os especialistas passar de uma lavagem de 40 graus para 30 ajuda a poupar cerca de 38% de energia. É realmente muito. No entanto ainda podemos poupar mais. Assim se passarmos dos 40% para os 20 conseguimos poupar 62% num ano.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!