Sou muito honesto, nunca, na minha vida, removi uma pen USB de forma segura. Sempre achei isso parvo, porque se não está a existir um ato de escrita na memória da coisa, é indiferente tirar ou não da porta USB.
Porém, na verdade, existiam mesmo alguns perigos associados a esta prática! (Andei a viver no limite!) Eis o que podia acontecer:
- Remover uma USB Drive sem a funcionalidade do Windows pode danificar os circuitos da pen USB, e também da porta USB do seu computador.
- Remover uma drive USB durante o processo de escrita de ficheiros vai resultar na corrupção total do pacote de dados. (Incluindo o que já estava armazenado na drive)
Pois bem, segundo a Microsoft, se existiam perigos no passado, hoje em dia é (quase) completamente indiferente.
Windows: Ainda remove Pens USB com segurança?
Portanto, ainda se lembra de estar na escola, na disciplina de Tecnologias de Informação, ou de estar na biblioteca, e o professor ou encarregado da sala avisar que era muito importante remover qualquer dispositivo USB em segurança? O que claro está, resultava numa viagem à barra de ferramentas do Windows, no canto inferior direito, para carregar na opção “remover Hardware em segurança”, para posteriormente encontrar a sua pen. Bem, hoje em dia já não precisa de ser dar ao trabalho.
Afinal de contas, a própria Microsoft já confirmou que desde o Windows 10 (versão 1809) não existe qualquer perigo com a remoção repentina de armazenamento USB. Aliás, de forma muito curiosa, a gigante do Windows também confirmou que já existiam proteções ativas contra a remoção repentina de drives USB desde o velhinho Windows 7.
Ainda assim, é preciso ter calma! Nunca remova uma drive USB se estiver a passar ficheiros para a mesma. Afinal, se o fizer, vai continuar correr os riscos mencionados em cima.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!