PC Portátil com uma bateria de 2 anos? Sim, existe!

Como deve saber, a bateria de um portátil normal dura tradicionalmente qualquer coisa como 8~10 horas, com uma única carga. O que claro está, nos dias que correm, é um número muito interessante, que se deve em grande parte às melhorias nas baterias, mas também a tudo o que feito no campo da eficiência energética dos componentes mais importantes de qualquer máquina computacional.

Mas… Já pensou o que poderia acontecer se os componentes fossem muito menos exigentes no campo do consumo de energia? Até onde é possível ir, mantendo o conceito de computador portátil? Pois bem, aparentemente, bastante longe!

PC Portátil com uma bateria de 2 anos? Sim, existe!

Portanto, abram alas ao PotatoP, um portátil capaz de oferecer uma incrível autonomia de 2 anos, com um único carregamento. Porquê? Porque os componentes são do mais simples que há, e por isso, em vez de gastarem energia de forma normal, andam a chupá-la com uma palhinha ultra super fina.

Como é que tudo isto funciona? Bem, a bateria é completamente normal, ao contar com uma capacidade de 12.000mAh, e ainda a ajuda de um carregador solar. Curiosamente, apesar do facto de 2 anos já ser algo absolutamente incrível para a autonomia de um qualquer aparelho eletrônico, os responsáveis do projeto querem que este portátil seja autossustentável, ao utilizar apenas energia solar para se carregar.

Dito isto, como já deve ter percebido, isto não é bem um portátil normal. Ou seja, não vai ser possível correr aplicações do dia-a-dia. Afinal de contas, estamos a falar de uma máquina com um ecrã monocromático de apenas 4.4” e uma resolução de 320 * 240. Na parte do processamento, podemos encontrar um SoC Ambiq Apollo3 que conta com apenas um único núcleo de processamento a 96MHz, 384kb de memória RAM e 1MB de memória NAND Flash.

Ainda assim, apesar de extremamente limitado para o dia-a-dia, é um projeto incrível! Que acima de tudo, demonstra o foco que a indústria tem de ter, caso queira maximizar a autonomia de uma bateria. (Em suma, muito planeamento!)

 

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também