O que é o HDR? (Smartphone, TV, Monitor)

Hoje em dia, quer compra um smartphone, uma nova TV, um portátil, ou até um simples monitor para o seu computador, vai ver muita coisinha a falar do HDR, de forma a criar algumas expetativas face à qualidade de imagem, na cabeça do consumidor. Mas sabe o que isto significa?

O que é o HDR? (Smartphone, TV, Monitor)

tv, 8k

Portanto, quando vai olhar para as especificações de um qualquer ecrã, olha para o tamanho, para a resolução, para a tecnologia base (OLED, LED, MiniLED, QLED, etc…), e claro, olha para as certificações HDR do produto. Porém, a verdade é que a grande maioria dos consumidores olha para isto, mas não faz a mínima ideia do que significa.

De forma muito resumida, HDR significa High Dynamic Range, e é uma sigla utilizada para rotular tecnologias e métodos implementados em conteúdo multimédia, capazes de aumentar a diferença entre os valores máximos, e mínimos, de luz e de cor.

Esta diferença, ou seja o Dynamic Range, é quantas vezes o valor máximo é maior que o mínimo. Mais concretamente, se formos olhar para o brilho de uma TV ou Monitor, o Dynamc Range refere o rácio de contraste, ou seja, o brilho máximo dividido pelo brilho mínimo.

Para que serve o HDR?

Isto é tudo muito bonito, mas ser para o quê? Bem, para aumentar a qualidade de imagem de todo o conteúdo que vemos no nosso dia-a-dia. O HDR ajuda a reter pequenos detalhes, que todos juntos, fazem uma grande diferença no produto final. Uma imagem, seja ela estática, ou com movimento à mistura, fica sempre melhor num ecrã capaz de um bom HDR, ao contar com cores mais vivas, mais profundas, sendo assim mais fácil distinguir um vermelho de um outro vermelho mais escuro ou mais claro. Sim, bom HDR! Existem várias tecnologias, com certificações diferentes, que têm diferentes impactos na qualidade de imagem.

Dito isto, um ecrã com suporte a HDR é normalmente mais caro, e mais complexo de produzir, relativamente a hardware SDR. Quanto melhor o HDR, maior vai ser o preço!

Diferentes tipos de HDR?

O mais normal, é ver monitores, TVs, etc… Com suporte a HDR10 e certificação DisplayHDR 400. O que é uma coisa e o que é a outra? Pois bem, o HDR10 é uma especificação para um formato de vídeo, criado pelo Consumer Technology Association, que define as gamas de cores, profundidades, brilho, etc…

Existem muitos outros formatos HDR, como o HDR10+, HLF10, PQ10, Dolby Vision, etc…

Assim, enquanto o HDR10, HDR10+, etc… São especificações para formatos de vídeo, o DisplayHDR é uma certificação que tenta demonstrar o potencial que o ecrã tem para oferecer um bom HDR. Dito isto, DisplayHDR 400 é o valor mais baixo que pode ter, significando que o produto não é nada de especial no HDR. (Ainda assim, vai ser superior a qualquer outro produto SDR).

É uma certificação que serve para garantir que as fabricantes cumprem as normas, e não enganam o consumidor quanto ao potencial HDR dos seus produtos.

O que é preciso ter em casa para ver conteúdo HDR?

Se quer ver o conteúdo multimédia mais recente, e de maior qualidade, vai precisar de uma TV ou monitor com suporte a HDR, um aparelho capaz de reproduzir formatos HDR, e claro, um filme, episódio de uma série, ou jogo, que tenha sido codificado em HDR.

Além disto, se porventura quiser ver conteúdo multimédia deste tipo através da Internet (ex: Netflix), precisa de uma boa ligação à Internet.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também