Se tem um smartphone Samsung Galaxy não perca mais tempo e verifique agora mesmo se tem alguma atualização urgente disponível. À partida já estará. Assim que a receber e se mencionar as atualizações de segurança de Março faça-a de imediato. É que caso contrário estará em perigo!
Alerta Samsung Galaxy: faça já esta atualização urgente!
A primeira coisa que tem de fazer, caso ainda não tenha a notificação disponível, é ir a definições e depois carregar em Atualização de software. Nessa altura carregue em transferir e instalar.
A seguir é só carregar em Instalar agora.
Mas a que se deve esta urgência?
A situação é preocupante e é mesmo importante atualizar-se já que 60 falhas diferentes, incluindo duas vulnerabilidades críticas de execução de código remoto, foram corrigidas com o lançamento das actualizações de segurança do Google Android de Março de 2023.
Como relatado pelo BleepingComputer, estas falhas têm impacto nos smarphones Android que estão a executar o Android 11, Android 12 e Android 13. No entanto, desta vez, as últimas correcções do Google chegam através de dois níveis de patch de segurança separados: 2023-03-01 e 2023-03-05.
Enquanto o primeiro pacote contém 31 correcções para os componentes centrais do Android como a Framework, Sistema e Google Play, o segundo pacote tem 29 correcções para o Kernel do Android assim como para componentes de terceiros. Nomeadamente da Qualcomm, MediaTex e Unisoc.
De facto, os utilizadores do Android têm de descarregar e instalar estas actualizações de segurança assim que estiverem disponíveis. É que basicamente conseguem entrar no seu smartphone e fazerem tudo o que quiserem.
Num boletim de segurança referente às actualizações de segurança do Android de Março de 2023, a Google explica que dos problemas corrigidos, o mais grave é uma “vulnerabilidade de segurança crítica no componente do Sistema que pode levar à execução remota de código sem necessidade de privilégios de execução adicionais”.
As duas falhas críticas têm os nomes de código CVE-2023-20951 e CVE-2023-20954.
Para além disso e no que diz respeito a componentes de terceiros, existem também duas falhas de gravidade crítica que afetam os componentes da Qualcomm conhecidas como CVE-2022-33213 e CVE 2022-33256.
Até agora ainda não se sabe se estas falhas estão a ser exploradas activamente por criminosos. No entanto se ainda não estão, estarão muito em breve.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!