Google sabe tudo sobre si! Vale a pena esconder-se? 

Muitas pessoas dificilmente já conseguem passar sem a Google. Tudo porque a gigante dos motores de busca fornece uma vasta gama de produtos e serviços que são utilizados por centenas de milhões de pessoas todos os dias. Mas o que é que a Google sabe sobre nós? E que dados são recolhidos? Provavelmente muito mais do que aquilo que possa pensar. Ou seja, Google sabe tudo sobre si. Vale a pena esconder-se?

Google sabe tudo sobre si! Vale a pena esconder-se? 

É perfeitamente normal que a Google recolha dados de quem utiliza os produtos e serviços. Isto pode acontecer através da pesquisa, YouTube, e-mail, mapas, ou Chrome. Estes dados são importantes porque dizem ao Google quem é, o que faz, o que lhe interessa, como se comporta e a que responde. Por outras palavras, revela praticamente tudo sobre si como consumidor.

chrome

Parece que a maioria das pessoas ou não estão completamente conscientes disto, ou estão dispostas a abdicar da sua privacidade para usar os produtos Google gratuitamente. No entanto também existe todo um movimento dedicado a remover a Google da sua vida. É liderado por activistas e consideram que todo este conhecimento sobre as pessoas representa um grave perigo para a privacidade.

É possível limitar aquilo que consegue saber sobre si?

Pode definitivamente limitar a quantidade de dados que o Google recolhe sobre si, ajustando as permissões das aplicações, optimizando o seu smartphone e computador, alterando as definições de localização, e assim por diante. Mas a verdade é que nada disto irá eliminar completamente a Google da sua vida.

Android: como descobrir se uma aplicação é falsa!, android localizar smartphone desligado,

Será que isto aumentaria a sua privacidade? Absolutamente. Será que erradicaria a Google da sua vida? Nem de perto, porque a Google mantém o seu controlo mesmo quando você não está directamente envolvido com os produtos. Fá-lo através de sistemas de acompanhamento que se tornaram tão omnipresentes que é quase impossível evitá-los.

De acordo com dados da DuckDuckGo, dos 75000 sites de topo na Internet, 72% usam a ferramenta Google Analytics.

Na prática é utilizado pelos proprietários de sites para medir o envolvimento, o número de visitantes, cliques e assim por diante. Mas é claro, a ferramenta faz muito mais do que isso.

Android 14 smartphones, Smartphones Android regressar, Android repor dispositivo

O Google Analytics não fornece apenas informação estatística básica aos webmasters, mas também recolhe todo o tipo de dados sobre os visitantes, e depois adiciona estes dados aos perfis existentes da Google sobre as pessoas. Assim, quando visita um website que usa o Google Analytics, dá à Google acesso ao seu histórico de navegação, por exemplo.

Depois há também o Global Site Tag. É outro serviço de acompanhamento da Google que é usado por milhões de websites, porque ajuda a seguir anúncios que são servidos através do próprio programa de publicidade desta empresa. Entretanto a Google não utiliza estes dados apenas para criar campanhas publicitárias direccionadas, mas para uma variedade de outros fins. À medida que constrói um perfil de cada pessoa, a Google recomenda conteúdo especifico.

Em suma, a Google está em todo o lado, e quer use ou não os seus produtos, está a recolher dados sobre si e a usar esses dados para criar um perfil único, o que por sua vez lhe permite moldar o que vê online. Tudo isto acontece em segundo plano e sem o conhecimento de muitas pessoas.

Como impedir a Google de o seguir

É possível escapar ao olhar da Google? Em teoria, sim, mas isto requer uma abordagem mais ampla. Se não quiser que o Google o siga, não deve usar nenhum dos seus produtos ou serviços. Este deve ser o seu ponto de partida.

Em vez de usar o Google Chrome, use o Firefox ou o Brave. Estes browers bloqueiam automaticamente os serviços de acompanhamento da Google e protegem contra outras formas de recolha de dados. E se adicionar algumas extensões para melhorar a privacidade, será quase impossível seguirem o seu browser.

Claro que para a Google não o seguir também não pode utilizar o Android no seu estado normal. Em vez disso, instale uma alternativa mais privada, como o GrapheneOS ou LineageOS.

Por fim há outras coisas importantes. Deixar de utilizar a Google como motor de busca ou o serviço de email, Gmail.

Isto já para não falar do Analytics ou do Google Maps.

Google Maps no Automóvel

Mas será que vale a pena?

Eventualmente não. Seja qual for o motivo há de ter, muito provavelmente, de utilizar mais para a frente um produto ou serviço Google. O mesmo se passa com o motor de busca que apesar da maior popularidade do Bing ainda continua a ser o melhor. Assim mesmo que faça algum esforço tudo pode cair por terra. Assim tenha apenas cuidado com os elementos essenciais e com aquilo que partilha na Internet. É que o resto é mesmo muito difícil de controlar.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também