Com um aumento de preço dos tarifários em geral, e agora com o desaparecimento ou adaptação dos tarifários pensados para os jovens, é inegável que os consumidores estão a perder a paciência com as três grandes fornecedoras de rede móvel a atuar em Portugal.
Aliás, até já temos vários consumidores a acusar estas mesmas fornecedoras de uma autêntica cartelização das comunicações em Portugal.
- O que é um Cartel? É um acordo de cooperação entre empresas que buscam controlar um mercado, determinando os preços e limitando a concorrência. Como é óbvio, os cartéis prejudicam os consumidores, pois aumentam os preços e restringem a oferta de produtos ou serviços.)
Dito tudo isto, a grande maioria dos dedos estão agora apontados à maior das três empresas, a Vodafone, que atua em vários países Europeus, com os mesmos exatos serviços. Aliás, um excelente exemplo está mesmo nos nossos vizinhos Espanhóis, que apesar do facto de terem ordenados mínimos e médios superiores aos nossos, e muito mais terreno para cobrir com antenas, têm os mesmos exatos serviços, a preços mais baixos.
Vodafone é (muito) mais cara em Portugal do que é Espanha
Portanto, como seria de esperar, têm surgido várias publicações nas redes sociais, onde são comparados os preços da Vodafone em Portugal, com os preços da Vodafone em Espanha. Publicações que rapidamente ficam virais, porque os preços são realmente mais vantajosos em solo Espanhol.
Porquê? Bem, segundo a operadora, cada caso é um caso, ou melhor, cada mercado é um mercado. Um discurso bonito, mas que não explica o porquê de em alguns pacotes, 1GB de dados ser mais caro em Portugal, do que 50GB em Espanha.
Alguma explicação por que é que 1GB de dados móveis é mais caro que 50GB em Espanha @VodafonePT? pic.twitter.com/YggiX0hiHp
— Bruno B. (@brunomb86) March 7, 2023
Obviamente que comparar as coisas assim, desta forma, não é justo para a Vodafone, nem para nenhuma operadora. Porém, é inegável que os preços das telecomunicações em Portugal são uma piada, especialmente quando em comparação às grandes potenciais Europeias. Algo que nem faz grande sentido, tal é o tamanho do nosso país, e concentração dos recursos em centros urbanos.
Vale ainda a pena salientar, que os preços da grande generalidade dos tarifários da Vodafone aumentaram no início deste mês. Com a operadora a justificar-se com o aumento da inflação.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!