Leroy Merlin lança alerta que não pode mesmo ignorar!

Hoje em dia a Internet está cheia de esquemas e todo o cuidado é pouco. Alguns deles já conhecemos e até já estamos habituados. Sobretudo aos que chegam por email. No entanto, alguns são bastante originais e começam a envolver cada vez mais plataformas de mensagens. É exatamente o que se passa com o novo ataque. Os criminosos estão a aproveitar o nome do Leroy Merlin para contactar várias pessoas por mensagem tanto para obter dados como para extorquir dinheiro de várias formas possíveis e esta empresa já lançou o alerta.

Leroy Merlin lança alerta que não pode mesmo ignorar!

Os esquemas através das plataformas de mensagens estão a ser cada vez mais regulares. Aliás no que diz respeito ao WhatsApp temos assistido a vários como o Olá Pai, Olá Mãe, entre outros. Isto já para não falar das mensagens que nos chegam do nada a indicarem que ganhámos variados prémios.

whatsapp, iMessage

É exatamente isso que está a passar com um grupo de criminosos que estão a utilizar o nome do Leroy Merlin para conseguirem obter algum proveito.

Umas mensagens tentam convencer as pessoas com supostos prémios onde se acaba por preencher um questionário que só serve para deitar a mão aos nossos dados. Outras são mais diretas com valores para pagar.

Uma preocupação acrescida com os clientes

Quando este tipo de ataques ocorrem, normalmente as marcas lançam apelos pelas redes sociais ou por email para que ninguém caia neles. Ou seja, normalmente métodos que são mais económicos. No entanto o Leroy Merlin, mesmo sujeito a custos adicionais, resolveu avisar todos os clientes por SMS o que foi sem dúvida uma excelente iniciativa. Na grande maioria dos casos é muito raro recebermos estes avisos por SMS.

O que importa aqui reter é que tem mesmo de ter cuidado com todas as mensagens que pareçam suspeitas. Sobretudo porque na maioria dos casos têm erros de ortografia ou oferecem facilmente coisas boas demais para serem verdade.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também