As pilhas alcalinas também vertem. Sabe porquê?

Acontece com todas as pessoas. Abrimos um aparelho que já não utilizamos há algum tempo e deparamo-nos com um pó branco ou alguma corrosão metálica no interior. As pilhas acabaram de verter. Mas qual a razão pela qual as próprias pilhas alcalinas também vertem?

As pilhas alcalinas também vertem. Sabe porquê?

Não importa a forma como a bateria é concebida. Elas começam a verter porque as baterias são alimentadas por reações químicas ativas que não aguentam para sempre. Isto é especialmente verdade para as pilhas alcalinas, que são um tipo comum de pilhas de consumo usadas em muitos aparelhos desde os anos 60. Mas pode também aplicar-se a outros tipos de pilhas, que podem inchar ou rebentar quando começam a degradar-se com o tempo.

As pilhas alcalinas em particular são feitas com um eletrólito líquido chamado hidróxido de potássio. Este químico é muito corrosivo, e pode devorar lentamente a caixa da bateria assim que ela descarrega completamente. Isto cria hidrogénio que aumenta a pressão dentro da própria bateria, causando a fuga do recipiente que contém os produtos químicos. Como resultado, a pressão irá empurrar o hidróxido de potássio para fora da própria bateria.

Quando o hidróxido de potássio interage com o ar, ele cria carbonato de potássio, que é a energia branca que pode ver acumular-se à volta de uma bateria inchada ou com fugas. Em alguns casos, a fuga de hidróxido de potássio também pode entrar em contacto com a pele, causando irritação da pele e dos olhos. Se isto acontecer, lave bem as suas mãos com água e sabão e lave os seus olhos com água limpa. Uma vez que o hidróxido de potássio é altamente corrosivo, também pode danificar os circuitos electrónicos no interior do aparelho, corroendo os contactos da bateria ou vestígios de cobre numa placa de circuito.

Como evitar o vazamento das pilhas

Basicamente, todas as pilhas alcalinas acabam por vazar. Mas há algumas coisas que pode fazer para abrandar o processo e evitar que as fugas causem danos. Primeiro, deve sempre guardar as pilhas alcalinas não utilizadas num local fresco e seco, fora de qualquer dispositivo electrónico.

Em segundo lugar, evite usar o mesmo conjunto de pilhas alcalinas durante longos períodos de tempo. Quando elas se desgastarem, a fuga vai começar. E o mais importante, se sabe que não vai usar as suas pilhas durante algum tempo, é melhor removê-las dos seus aparelhos e armazená-las separadamente do aparelho. Mesmo que um dispositivo esteja desligado, ele pode ainda assim absorver uma corrente que irá descarregar as baterias com o tempo, eventualmente levando a uma fuga que pode danificar a electrónica no seu interior graças à corrosão.

Como lidar com este problema

Se verificar que as suas pilhas alcalinas estão a vazar, há algumas coisas que pode fazer para limpar a sujidade e evitar mais danos. Primeiro, retire as pilhas dos seus aparelhos e limpe o ponto de contacto com um cotonete mergulhado em vinagre ou sumo de limão. Isto ajudará a neutralizar o hidróxido de potássio alcalino. Use também uma escova de dentes velha mas limpa para retirar suavemente qualquer vestígio de pó branco.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também